Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/14 às 20h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Homeopatia é oferecida em toda a rede pública do DF

COMPARTILHAR

Riacho Fundo II tem ambulatório aberto à população

A homeopatia, uma especialidade médica que vem ganhando cada vez mais adeptos, é oferecida em todo o Distrito Federal. Na diretoria de Saúde do Núcleo Bandeirante a especialidade é oferecida aos moradores do Riacho Fundo II, assim como do Riacho Fundo I, Candangolândia e Núcleo Bandeirante, no Centro de Saúde 04, na QC 06, conjunto 16, lote 01/AE 01 (Riacho Fundo II), de segunda-feira à sexta-feira.

Para ter acesso ao ambulatório de homeopatia, basta ser morador da região e agendar uma consulta pelo telefone 3905 7908, em horário comercial.

Segundo a médica homeopata Cleonice Maria Queiroz, que atua no centro de saúde, os benefícios trazidos pela homeopatia são inúmeros, mas, o principal ponto é o equilíbrio do funcionamento de todo o corpo.

“A avaliação leva em conta a observação de todos os sistemas energéticos, tanto que até mesmo um recém-nascido pode ser tratado com a homeopatia”, disse a médica, lembrando que os problemas mais comuns entre os seus pacientes são a alergia respiratória, vitiligo, depressão e ansiedade.

A Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis/SES-DF) dispõe de 21 unidades de saúde que oferecem essa especialidade, em hospitais e centros de saúde.

Amparo

A homeopatia é oferecida como terapêutica médica na rede pública em vários municípios brasileiros, amparados pela portaria do Ministério da Saúde de maio de 2006, que recomenda o atendimento homeopático nas unidades básicas de saúde pública.

Trata-se de um sistema terapêutico que tem como base o princípio da semelhança enunciado por Hipócrates, no séc. IV a.C., e mais tarde desenvolvido por Samuel Hahnemann no séc. XVIII após extensos estudos e reflexões baseados na observação clínica e experimentos realizados na época.

Chegou ao Brasil em 1840, com a vinda de especialistas franceses, tornando-se rapidamente uma opção de tratamento à medicina oficial vigente. Porém, só em 1980 a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e, no ano seguinte, o Conselho Federal de Medicina (CFM) a incluiu no rol de suas especialidades.

Para se tornar homeopata, é preciso ser graduado nas áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.

Fonte: http://www.amhb.org.br
Mais informações: 160

Arielce Haine, da Agência Saúde DF