Governo do Distrito Federal
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17/07/21 às 12h50 - Atualizado em 19/07/21 às 10h29

Hospitais de campanha do DF possuem laboratório de simulação realística

Objetivo do espaço é capacitar profissionais para que os pacientes recebam a melhor assistência possível

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Os pacientes acometidos pela covid-19 recebem atenção especial das equipes de assistência, principalmente por se tratar de uma doença nova e com complicações tão severas. Por conta disso, estes pacientes são assistidos por equipes compostas de profissionais multidisciplinares.

 

Laboratórios contam com bonecos e simuladores – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Para qualificar ainda mais as equipes, os hospitais de campanha da Ceilândia, do Gama e do Autódromo, geridos pela Mediall Brasil, implantou em cada uma das unidades hospitalares um laboratório de simulação realística, onde estruturou um leito com bonecos e simuladores, com o objetivo do treinamento contínuo das equipes nesses protocolos assistenciais.

 

“Este laboratório abrange todos os profissionais que estão atuando nos três hospitais para melhor capacitá-los, pois assim, estarão preparados em qualquer situação mais complicada ou de emergência”, explica Leandro Queza, enfermeiro e gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa Regional DF da Mediall Brasil.

 

Equipe recebe treinamento para atender pacientes com covid-19 – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A ideia é conectar todos os profissionais a um mesmo caminho, numa mesma direção voltada para a recuperação dos pacientes. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, disponível para atender todos os colaboradores e sanar suas dúvidas.

 

“Realizamos vários treinamentos específicos, mas nos dias que não tem treinamento, há uma equipe de colaboradores que fica no laboratório para sanar qualquer dúvida que aparecer dos nossos profissionais durante o expediente”, informa.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

De acordo com Leandro, são realizados levantamentos com as equipes para descobrir quais são as principais dúvidas que ocorrem durante os atendimentos e com base nisso, são ofertadas as capacitações e treinamentos com 100% da equipe.

 

“Depois do treinamento, nossos colaboradores fazem uma avaliação e aqueles que não alcançam 85% de aproveitamento refazem a capacitação. É um ganho para a carreira profissional, principalmente no caso de recém-formados, e para os pacientes, que recebem atendimento cada vez mais qualificado”, avalia.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A finalidade da Mediall Brasil é capacitar os colaboradores para melhor atender os pacientes. Dentro da complexidade dos três hospitais de campanha, há mais de dez classes profissionais atuando em cada paciente, e são mais de 1,3 mil profissionais envolvidos nas operações das três unidades.

 

Treinamentos

 

Através do laboratório de simulação realística é possível realizar mais de 50 treinamentos, como por exemplo:

 

– Manejo das vias aéreas;
– Oxigenoterapia;
– Infusão de medicamentos;
– Banho de leito;
– Ventilação mecânica;
– Recrutamento motor;
– Recrutamento alveolar;
– Emergências cardiológicas;
– Manejo de paciente crítico no leito de suporte ventilatório pulmonar;
– Treinamentos em processos administrativos de gestão da segurança do paciente;
– Dispensação de medicamentos;
– Farmacovigilância;
– Até procedimentos assistenciais como intubação orotraqueal e ventilação mecânica.