Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/19 às 9h05 - Atualizado em 27/08/19 às 12h06

Hospital da Região Leste aumenta número de exames radiológicos

COMPARTILHAR

Reparos na estrutura e reforço de profissionais contribuíram para os resultados

 

O Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) tem registrado um aumento significativo no número de exames ofertados pela Radiologia. Em agosto, subiu em 25% a oferta de exames de radiografias, além de dobrar a quantidade de marcações para ecografias eletivas, registrando mais de 600 por mês – antes, faziam em torno de 500.

 

Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES

O crescimento no número das ecografias eletivas ofertadas representou um salto de 65% para 77% da capacidade máxima. Quanto aos procedimentos de radiografia, os percentuais de funcionamento estão em 98% da capacidade total.

 

Os resultados foram possíveis depois que o Núcleo de Radiologia do HRL passou por reparos físicos recentes em sua estrutura, como revelou a superintendentes da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

 

“O contrato de manutenção predial ativo possibilitou a adequação do espaço físico. Além disso, a equipe também foi reforçada com alguns profissionais oriundos do Iges-DF. Com isso, ampliamos a disponibilidade de exames e acessos a um serviço de qualidade”, ressaltou.

 

De acordo com o chefe no Núcleo de Radiologia do HRL, João Marcos de Menezes, também houve melhorias no fluxo dos exames, o que tem aumentado a produção deles. “Vimos que dois terços da demanda são da própria urgência do hospital. Às vezes, pediam tomografias e radiografias para um paciente, sendo que a tomografia é suficiente. Com isso, diminuímos os exames da urgência e aumentamos as eletivas”, explicou.

 

Além disso, o novo mamógrafo já está funcionando, em fase de testes, e ficará disponível para os pacientes ainda neste mês de agosto. No Hospital da Região Leste são feitos cerca de 880 exames de Raio X mensais e 790 ecografias.

 

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

No total, a Radiologia do HRL realiza mais de 4.800 exames de imagem por mês, dentre eles: ecografias, Raio X, tomografias, mamografias, radiografias panorâmicas e ecocardiogramas.

 

TOMOGRAFIA – O próximo desafio do HRL é aumentar o número de tomografias. Para o chefe do Núcleo de Radiologia, a maior expectativa para o segundo semestre deste ano são os benefícios do novo tomógrafo, que permitirá aumentar em 150% a oferta de exames.

 

“Dispomos de um aparelho, mas ele é antigo. O que estamos prestes a receber será um dos melhores. É fundamental para nosso hospital, uma vez que somos referência em cirurgia de coluna no DF”, lembrou Menezes.

 

O equipamento antigo, com pelo menos 20 anos de uso, tem oito canais, e será substituído por outro com 80 canais. Hoje, são feitos 520 exames por mês. Com o novo aparelho, será possível realizar aproximadamente 800.

 

Da Agência Saúde