Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/19 às 9h17 - Atualizado em 3/10/19 às 9h18

Hospital da Região Leste volta a realizar mamografias

COMPARTILHAR

 

 

Nos últimos 30 dias foram feitos 150 exames

 

Em 30 dias de funcionamento, completados nesta quarta-feira (2), o mamógrafo do Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) realizou 150 exames – quase o dobro do esperado inicialmente, que era de 80 no mês de implementação do serviço.

 

Com esse aparelho em funcionamento, a Secretaria de Saúde inicia o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, com uma oferta de quase 3 mil mamografias em toda a rede. O aparelho do HRL está inserido no atendimento especial que a secretaria organizou para esta campanha. Vale lembrar que a fila para o procedimento está zerada.

 

“O mamógrafo antigo era de tecnologia obsoleta e sem cobertura do contrato de manutenção. O aparelho já instalado conta com contrato de manutenção regular, o que permite uma continuidade nos exames oferecidos à população”, ressalta a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua.

 

PROCEDIMENTO – A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas, que detecta a existência de sinais precoces de câncer no local, antes que a lesão seja palpável. Mulheres com idade entre 35 a 40 anos devem realizar o primeiro exame para servir de parâmetro para as avaliações futuras.

 

A mamografia é um método não invasivo, tem alta sensibilidade (90%) e especificidade (90%) e sua utilização como forma de rastreamento reduz a mortalidade em 25%.

 

O controle do câncer de mama é uma prioridade da política de saúde do Brasil e foi incluído como uma das metas do Pacto pela Saúde.

 

Da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF

Leia também...