Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/17 às 15h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Hospital de Apoio amplia atendimento ao idoso

COMPARTILHAR

Enfermaria de Cuidados Paliativos Geriátricos passa a ter 10 leitos

BRASÍLIA (13/2/17) – Os idosos de todo o Distrito Federal que sejam usuários do sistema público de saúde agora contam com mais três leitos para internação na Enfermaria de Cuidados Paliativos Geriátricos do Hospital de Apoio. Anteriormente, a ala contava com apenas sete e agora são 10 vagas ao todo.

De acordo com a chefe da unidade de cuidados paliativos do Hospital de Apoio, Érika Oliveira, desde que a unidade foi inaugurada em junho de 2016, a equipe tem percebido uma demanda crescente. “A cada mês observávamos uma procura maior por nossos serviços, porque não temos na rede, nem sequer na capital, uma enfermaria desse tipo”, esclarece a médica.

A enfermaria oferece atendimento com três médicos geriatras e recebe pacientes de todos os hospitais da rede que estejam com demência em fase grave, além daqueles que estão na internação domiciliar. Segundo Érika, a próxima meta é passar a receber idosos com insuficiência cardíaca grave e os que são frágeis com mais de 80 anos.

“Estudamos quais critérios são necessários para ampliar a internação, pois queremos atender a maior quantidade de idosos que conseguirmos. No Brasil, têm muitos idosos aguardando em filas de regulação e internados em Unidades de Tratamento Intensivo [UTIs]. São internações prolongadas que não precisariam estar lá, porque merecem um cuidado mais integral e humanizado, que é o que gente faz aqui”, explica a chefe da unidade.

Veja as fotos aqui.

 

Leia também...