Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/13 às 20h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Residentes participarão de curso sobre dengue e outras doenças

COMPARTILHAR

Inscrições acabam sexta-feira (20)

Estão abertas até sexta-feira (20) as inscrições para o Curso de Vigilância Epidemiológica que será realizado nos dias 23, 24, 26 e 27 de setembro, das 14h às 18h, no grande auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). 

O curso, promovido pela Vigilância Epidemiológica do HBDF, deverá reunir 100 médicos residentes da rede pública de saúde. Os interessados em participar deverão se inscrever na Comissão de Residência Médica do Hospital de Base, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Na programação do curso estão incluídas palestras, apresentações de slides e casos clínicos. Serão oferecidas apostilas com informações sobre doenças de notificação compulsória como dengue, tuberculose, febre amarela, hantavirose, influenza, raiva humana e cólera.

“O importante é orientar o novo profissional da área médica para que ele se conscientize da relevância de notificar certas doenças. Há casos no ambiente hospitalar que precisam de uma série de cuidados e medidas preventivas. Um deles é como evitar o contágio, já que são doenças de alto risco de contaminação. O caso da Meningite Meningocócica é um exemplo recente de doença com alto índice de contágio. Os participantes ficam capacitados a lidar com isso de maneira mais eficaz”, destaca Dra. Margarida Cabral, médica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HBDF.

O curso certificado pelo Ministério da Educação (MEC), faz parte da grade curricular do programa de Residência Médica do DF.

Alessandra Franco