Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/15 às 13h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Exame para diagnóstico de fibrose cística pode ser agendado por telefone

COMPARTILHAR

Hospital de Base agiliza atendimento à doença

BRASÍLIA (13/2/15) – Os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) podem agendar exame para diagnosticar fibrose cística, por telefone. O exame é realizado no ambulatório do HBDF e atende cinco crianças por dia.

O exame é conhecido como 'Teste do suor' e consiste em testar a quantidade de sódio e cloro existente no suor do paciente, por isso durante o exame, é necessário estimular o suor do paciente para colhê-lo. “Por ser uma doença genética, que se manifesta, em sua maioria das vezes na infância, 99% dos pacientes que atendidos são crianças entre 0 a 12 anos. Como a doença não tem cura, a importância do diagnóstico precoce é essencial para o controle da enfermidade e melhoria da qualidade de vida do paciente”, explica a médica da Unidade, Jussara Ramalho.

O tempo do resultado varia entre 4 a 7 dias, dependendo do caso. Em caso de resultado positivo no primeiro exame, o protocolo médico exige que sejam realizados mais dois testes complementares para confirmação do diagnóstico. Todos os exames podem ser feitos no Hospital de Base.

Fibrose Cística – Também conhecida como mucoviscidose, é uma síndrome genética originada por distúrbios nas glândulas exócrinas que produzem secreções, muco e suor. As secreções dos indivíduos com a doença tendem a ser mais grossas, interferindo diretamente nas funções respiratórias.

Com isso, alguns pacientes têm sintomas diversos como sinusite crônica, pneumonia e produção de suor espesso. O surgimento de um sintoma é suficiente para que se realize o teste do suor para fazer o diagnóstico.

O aparelho Digestivo também pode apresentar sintomas. Enquanto as vias respiratórias e os pulmões ficam bloqueados, causando tosse crônica e facilitando a entrada de agentes infecciosos, o aparelho digestivo é afetado com a formação de cistos nos dutos pancreáticos (canais), impedindo que as enzimas digestivas cheguem ao intestino.

O agendamento pode ser feito diretamente no Laboratório de Patologia do Ambulatório do HBDF ou pelo telefone: 3315-1703.

Leia também...