Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/15 às 18h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hospital de Base recebe visita de Missão Holandesa

COMPARTILHAR

Encontro busca intercambiar experiências internacionais para enfrentar desafios na área

BRASÍLIA (17/6/15) – O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu nesta quarta-feira (17), a visita de representantes da embaixada e do governo Holandês, juntamente com empresas, institutos de conhecimentos e ONGs que atuam na área de promoção e sustentabilidade em saúde. A visita foi uma ação proposta pelo Adido para Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Reino dos Países Baixos (Hans Dorresteijn) e teve como objetivo conhecer o sistema de atendimento oferecido à comunidade.

O grupo conta também com integrantes da Philips – manufaturadores de equipamentos médicos; Ortec – líder em logística para os cuidados da saúde; Results in Health – assessoria técnica apoiadora do governo e agências internacionais, realização de análise e treinamentos para melhoria dos cuidados da saúde; Royal Haskoning/DHV – atua no desenho e gerência de projetos de hospitais.

A diretora-geral do Hospital de Base, Ana Patrícia de Paula, considera o encontro como o marco inicial para transferência de tecnologia e intercâmbio de conhecimento entre o Sistema de Saúde dos Países Baixos e o HBDF.

A missão, chamada de General Manager do Task Force Health Care – Plataforma Neerlandesa para o Setor das Ciências da Vida e Saúde, sem fins lucrativos, visa realizar o intercâmbio de conhecimentos e experiências internacionais para enfrentar os desafios globais encarados pela saúde. E com isso, procura cooperar na busca de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor. Além disso, estimular a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos entre instituições do setor de saúde Holandesa e promoção à sustentabilidade dos cuidados da saúde.

Durante a visita, alguns pontos importantes nas atribuições do HBDF foram levantados, citando a estrutura orgânica e funcional do Hospital, bem como sua qualificação e atribuição dentro do complexo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; números de atendimentos; processo de aquisição de insumos; gerenciamento de recursos humanos; renovação e inovação tecnológica, bem como metas para os próximos anos e desafios na área da assistência e incorporação tecnológica.

A equipe de representantes deferiu atenção especial em alguns assuntos relacionados às doenças não contagiosas e doenças crônicas; saúde materno infantil; saúde sexual e reprodutiva; cuidados de saúde materna; fortalecimento do Sistema de Saúde; saúde pública; educação; formação e treinamento na área da saúde; infraestrutura do sistema de saúde; qualidade e construção de hospitais; uso e padrão de equipamentos médicos, tecnologia e uso deTecnologias da Informação e Comunicação nos hospitais.

Leia também...