Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/17 às 18h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Hospital de Ceilândia fez 221 mil atendimentos emergenciais em 2016

COMPARTILHAR


Unidade também realizou 6.334 partos e 3.352 cirurgias

BRASÍLIA (30/8/17) – A ampliação do volume de atendimentos e de serviços prestados à população fazem parte da lista de bons motivos para celebrar os 36 anos de criação do Hospital Regional de Ceilândia, comemorados nesta quarta-feira (30) com bolo, cultos religiosos e atividades lúdicas para pacientes e servidores.

Dados oficiais revelam que, apenas em 2016, a unidade registrou o saldo de 221.171 atendimentos de emergência, 6.334 partos e 3.352 cirurgias. Atualmente, o HRC possui 330 leitos para internação – 10 deles na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) e oito para Neonatal. Em 1981, ano de inauguração do hospital, a quantidade era bem menor: 53 leitos.

Além da ampliado para acompanhar o crescimento da população, a unidade também evoluiu nos quesitos serviços e tecnologia. Apenas neste último ano, o HRC ganhou equipamentos digitais de raios-X. Com a reformulação da Secretaria de Saúde, alguns serviços foram criados e apresentam grandes benefícios para o paciente, como a gestão de custos, cuidados paliativos para crianças e adultos; doação de órgãos e tecidos para transplantes, além de parceria com instituições privadas.

A unidade também recebe, desde abril deste ano, voluntários sociais e profissionais, bem como alunos de cursos de graduação e pós-graduação no cenário de ensino. O HRC também se destaca na linha de cuidados materno-infantis, com o parto acompanhado por doulas, a humanização da unidade de Neonatologia com banho de ofurô, projeto octo (polvos), a metodologia Canguru e o Banco de Leite Humano Padrão Ouro.

HISTÓRIA – A data oficial de aniversário do HRC é em 27 de agosto. A unidade foi inaugurada pelo então presidente da República João Baptista Figueiredo. Governador do DF à época, Aimé Lamaison atendeu um grande anseio da população da cidade, obrigada a se deslocar para Taguatinga ou para o Hospital de Base em busca de atendimento médico

Leia também...