Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/13 às 18h09 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Hospital de Samambaia terá ambulatório de laqueadura

Atendimento começa em fevereiro

Um laboratório específico para consultas relacionadas a cirurgias de laqueadura começa a funcionar em fevereiro, no Hospital Regional de Samambaia. O atendimento será sempre às quartas-feiras, no período noturno. No ano passado, no mutirão realizado em Samambaia, foram feitas 98 cirurgias de laqueadura tubária.

Para se submeter ao procedimento de laqueadura, é necessário que a mulher tenha, no mínimo, 25 anos e dois filhos. É preciso ainda assistir à palestra sobre planejamento familiar em um centro de saúde, solicitar a ata médica e registrá-la em cartório. A paciente interessada deve, em seguida, comparecer ao ambulatório do HRSam para efetuar a marcação da consulta.

No HRSam, a população dispõe de consultas em nove especialidades médicas: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, dermatologia, estomias, geriatria, mastologia, urologia e pequenas cirurgias, como unha encravada, lipomas, retirada de sinais, entre outras. Somente em dezembro, o ambulatório do HRSam realizou 961 atendimentos, entre consultas, procedimentos, cirurgias e pequenas cirurgias. A cirurgia geral foi a especialidade que registrou a maior demanda, com 143 consultas e 171 atendimentos no mutirão, totalizando 314 procedimentos. Também se destacaram a dermatologia, a cirurgia ginecológica e a cardiologia, que apresentaram 146, 94 e 84 atendimentos, respectivamente.

Consultas para pequenas cirurgias, cirurgia geral, ginecológica, geriatria, mastologia e urologia são agendadas diretamente no ambulatório do hospital. Basta levar documento de identidade e cartão do SUS. Para a marcação em cirurgia ginecológica, geriatria, mastologia e urologia é necessário apresentar o encaminhamento médico. Para as demais especialidades, cardiologia e dermatologia, a marcação é feita pela regulação.

O agendamento das consultas ocorre em dias específicos. O paciente deve entrar em contato com o ambulatório, até o dia 10 de cada mês, para obter informações quanto ao dia em que deverá comparecer para proceder a marcação da consulta na especialidade pretendida.

O ambulatório do HRSam tem quatro consultórios, sendo duas salas para procedimentos. A equipe é composta por 24 profissionais – 12 da carreira de enfermagem e 12 médicos. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Os telefones do ambulatório para informações são 3458-9831 e 3358-6513.

O atendimento eficiente e a higiene nas dependências do ambulatório foram observados pelo juiz Edvaldo Mendes de Souza, durante uma consulta na unidade nessa quinta-feira (24). “Sou morador de Samambaia há quase sete anos. Já estive aqui, várias vezes, para me consultar e a higiene e o atendimento da equipe me chamaram muito a atenção. Todos estão de parabéns”, ressaltou o paciente.

O diretor de Atenção à Saúde de Samambaia, Élio de Aguiar, esclarece que a limpeza e a organização do hospital são prioridades dessa gestão. “A postura dos nossos servidores com os pacientes, higiene, limpeza e organização do hospital estão sendo trabalhadas constantemente”, explicou.

A enfermeira do ambulatório, Nayara Mendes Jardim, enfatiza que o ambulatório funciona muito bem. “É um serviço produtivo que os pacientes têm à disposição. Temos também o ambulatório em clínica médica para o servidor da Regional de Samambaia, que funciona nas segundas e quintas-feiras, à tarde, completou.

Iêda Oliveira