Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/13 às 18h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

UTI Pediátrica do Hospital de Santa Maria completa três anos de funcionamento

COMPARTILHAR

Só neste ano unidade atendeu 158 crianças

Nesta quinta-feira (16), às 16h30, serão comemorados os três anos de funcionamento da UTI Pediátrica do Hospital Regional de Santa Maria, que conta com uma equipe composta por 23 médicos, 15 enfermeiros, 72 técnicos de enfermagem, 12 fisioterapeutas, dois administradores e um psicólogo.

De acordo com a coordenadora da UTI, Mariana Laize dos Santos, a unidade terapêutica tem alguns diferenciais. “São poucas as unidades hospitalares com contam com uma equipe assim, principalmente um psicólogo para fazer exclusivamente o acompanhamento das crianças e dos responsáveis”, disse a coordenadora.

Em três anos a unidade atendeu 523 crianças, sendo 158 apenas em 2013. Dentre os casos atendidos com mais freqüência destacam-se a síndrome degenerativa, doenças crônicas, intoxicações e pneumonia. Segundo Mariana Laize, para ampliar o atendimento a equipe busca melhores recursos tecnológicos, o aumento do numero de servidos e ampliação do espaço físico.

A moradora de Samambaia Michelle Ferreira Alves, mãe da recém-nascida Maria Luisa Alves, que está internada há oito meses na UTI do HRSM, , elogia a equipe da UTI. “Tenho outros filhos e cuido deles sozinha e quando preciso deixo a Maria Luiza aqui sem preocupação, pois confio muito na equipe”, disse a dona de casa.

Larissa Gomes