Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/13 às 13h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Hospital de Santa Maria promove curso de humanização

COMPARTILHAR

Estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários

O Hospital de Santa Maria vai promover, nos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 18h, no auditório do hospital, um curso de humanização, para os profissionais da saúde das regionais de Santa Maria e Gama. A Política Nacional de Humanização (PNH) estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários. O objetivo do curso é melhorar ainda mais a relação entre profissionais da saúde e os paciente e usuários do sistema de saúde do DF.

Para uma das organizadoras do curso, Maíra Meireles, o curso é importante para os profissionais. “O curso de humanização vai facilitar o processo de trabalho e assim melhorar o trato com o paciente e no âmbito profissional”, explicou a enfermeira.

Um dos principais pontos que vão ser discutidos no curso será o acolhimento. A organizadora explica melhor. “A discussão do acolhimento será na forma de tratar o paciente enquanto ele está internado e algumas diretrizes clínicas do acolhimento”, explicou Maíra. De acordo com a PNH, é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem por objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhadores/equipe e usuários.

Foram abertas 20 vagas para a Regional de Santa Maria e outras 20 para o Gama. A escolha dos profissionais foi feita pelas chefias de cada setor participante. As palestras ficaram a cargo das enfermeiras Maíra Meireles e Kele Cristina da Silva Freitas do enfermeiro Weder de Oliveira Silva.