Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/20 às 19h32 - Atualizado em 6/11/20 às 21h07

Hospital de Taguatinga faz 44 cirurgias ortopédicas em quatro dias de força-tarefa

COMPARTILHAR

Média diária foi de 11 pacientes operados superando a meta inicial de 8 procedimentos

 

AGÊNCIA SAÚDE DF

 

A força tarefa do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou 44 cirurgias ortopédicas no período de segunda-feira (2) até quinta-feira (5). Desses pacientes, 37 já receberam alta. O diretor do HRT, Renato Siqueira, comemora o resultado, lembrando que “a quantidade de cirurgias realizadas superou as expectativas, tendo em vista que a previsão era de que fossem realizadas oito cirurgias, em média, por dia”.

 


Procedimentos contribuíram para a alta de 37 pacientes Foto:  Divulgação

 

No primeiro dia, feriado de Finados, foram feitos 14 procedimentos em pacientes que aguardavam por cirurgia internados na unidade hospitalar. Na terça-feira (3), a força tarefa realizou 16 cirurgias. Na quarta-feira (4), foram seis pacientes operados e no último dia, quinta-feira (5), mais 8 pacientes.

 

Renato Siqueira, que é ortopedista e participou dos procedimentos cirúrgicos, acompanhado do superintendente da região de saúde Sudoeste, Wendel Moreira, informou que foram reservadas quatro salas de cirurgia para a realização dos procedimentos.

 

 

Restam somente seis pacientes na fila de espera – Foto: Divulgação

 

As equipes do hospital receberam reforços de anestesiologista do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e de residentes de anestesia, ortopedia e enfermagem, envolvendo a participação de 60 profissionais da área de saúde.

 

O atendimento obedeceu a ordem de internação e quadro clínico e cirúrgico de cada paciente da fila de espera. Com essa ação, restaram apenas seis pacientes, que não tiveram condições clínicas para o ato operatório. Quatro aguardam liberação do cardiologista e outros dois testaram positivo para a Covid-19 e terão as cirurgias reagendadas após 15 dias.

Leia também...