Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/18 às 15h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Hospital de Taguatinga recebe 80 novos voluntários

 

 

Novos voluntários devem entrar em ação ainda nesta semana. Fotos: Matheus Oliveira

 

Mais 80 voluntários profissionais cadastrados no Portal do Voluntariado foram recebidos, nesta segunda-feira (30), pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O grupo é formado por nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, entre outras especialidades.

 

“Eu sou enfermeira especialista em oncologia. Conclui o curso em 2016 e terminei recentemente a especialização. Quero adquirir experiência e aprender, porque os profissionais que atuam aqui têm muita experiência. Além disso, ser voluntária tem um valor social muito grande”, destacou Valquíria Aparecida Pereira da Silva.

 

De acordo com a coordenadora do Voluntariado do HRT, Paulina Pires, somados aos outros 80 colaboradores, serão 160 pessoas atuando para melhorar os serviços voluntariamente.

 

“Elas estão vindo muito ansiosas e querendo aprender. Eles fazem a diferença. No pronto-socorro, os servidores e pacientes querem a continuidade dessa atuação, porque eles contribuem muito”, enfatizou Paulina.

 

Segundo ela, os voluntários atuam em setores como pronto-socorro e centro cirúrgico. “Apesar de serem formados, os profissionais são supervisionado por servidores, que explicam todos os protocolos de atendimento adotados na unidade”, completou.

 

No acolhimento, os profissionais receberam um treinamento com temas sobre infecção hospitalar, segurança do paciente, limites do voluntário social e atuação ético-profissional.

 

Além de ajudar, a enfermeira Valquíria Aparecida quer adquirir experiência profissional.

 

 

Para serem admitidos, os profissionais também entregaram uma relação de documentação solicitada para comprovar a capacidade técnica, bem como assinaram um termo de adesão ao projeto. A previsão é que eles comecem a atuar ainda nesta semana.

 

“O voluntário profissional traz não apenas o reforço da mão de obra, mas também um clima de solidariedade e vontade de ajudar com carinho e dedicação”, elogiou o gerente de Voluntariado da Secretaria de Saúde, Cristian da Cruz Silva.

 

DADOS – Ao todo, a Secretaria de Saúde consegue manter um quadro de aproximadamente 640 voluntários em diversas unidades.

 

A pasta também conta com o auxílio do voluntário social, que não exige capacitação técnica e é formado por pessoas físicas e associações. Eles somam cerca de 3 mil pessoas.

 

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde

Hospital de Taguatinga recebe 80 novos voluntários