Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/13 às 15h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Hospital do Gama abre o serviço de Hemodiálise

COMPARTILHAR

Tratamento para pacientes internados

Desde o dia 21 de junho, o HRG já conta com o serviço de hemodiálise para os pacientes internados e funciona no setor de internação de clínica médica nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã.  O nefrologista, Carlos Eduardo Espadim explica que os equipamentos com tecnologia de ponta limpam e filtram o sangue realizando o trabalho que os rins doentes não conseguem fazer. “Temos seis máquinas de proporção para o procedimento, sendo uma de reserva para que caso ocorra algum problema, ela estará pronta para ser utilizada imediatamente”, acrescentou.

Segundo Espadim, o serviço além de melhorar a assistência aos pacientes, evita que eles sejam encaminhados para outras unidades e tira a sobrecarga no atendimento de outros hospitais da Secretaria de Saúde, “com o procedimento realizado diretamente no HRG, evitamos os transtornos ocasionados por grandes deslocamentos e melhora a qualidade na atenção aos pacientes que necessitam de hemodiálise, mas não têm condições clínicas para serem encaminhados ás outras unidades”,  disse o médico.

Internado há dezessete dias, o produtor rural, Carlos César Rangel, 57 anos, relata que  é a sua sexta sessão de hemodiálise, três  foram realizadas em outro hospital da SES, “ esta é a segunda sessão no Gama, estou muito satisfeito, porque posso permanecer  no local, fico tranqüilo e a equipe é excelente “  ele elogiou.

A dona de casa, Euzinete Pereira que acompanha o paciente Rui Barbosa, internado há duas semanas na clínica médica, informa que o irmão tem problema renal severo e como é portador de necessidades especiais ela avalia que as sessões sendo realizadas no HRG, são mais confortáveis para o paciente.

A equipe que presta este serviço é composta por dois nefrologistas, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.