Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/15 às 11h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hospital do Gama completa 48 anos de atividades

Unidade é referência em tratamento de tuberculose

BRASÍLIA (12/3/15) – O Hospital Regional do Gama (HRG) completa 48 anos de atividades, nesta quinta-feira (12). A unidade de saúde é considerada de complexidade secundária, tem capacidade para 500 leitos e presta assistência para cidades do Distrito Federal, moradores de 25 municípios de Goiás, cinco de Minas Gerais e quatro da Bahia.

Inaugurado em 12 de março de 1967 para atender a uma população de cerca de 10 mil moradores do Gama, mas com o surgimento da cidade de Santa Maria e Recanto das Emas e com o crescimento populacional da região metropolitana e a grande procura por assistência em saúde de moradores de Bahia e de Minas Gerais, a unidade de saúde passou a ser referência para quase um milhão de pessoas. O serviço de emergência adulta é o mais procurado, dados de 2014 apontam que foram realizados 259.456 atendimentos sendo que 92.752 foram de pacientes com residência fora do DF o que corresponde a 36% de casos atendidos no pronto socorro da unidade. Moradores advindos do Novo Gama foram os que mais buscaram assistência no HRG, totalizando 39.805 atendimentos, seguidos de Valparaíso de Goiás com 21.905, Luziânia somou 20.934, Cidade Ocidental ficou com 6.099 atendimentos. Os demais municípios de Goiás, Minas Gerais e Bahia somaram 3.932 pessoas atendidas. Outro serviço com grande demanda são os exames de patologia clínica, que no mesmo período, registrou mais de um 1,5 milhão exames.

O HRG detém o título Hospital Amigo da Criança, é referência na Secretaria de Saúde em internação para tratamento da tuberculose e oferece o serviço de parto humanizado. O hospital também possui serviços complementares como a fisioterapia e terapia ocupacional, nutrição clínica, serviço social, o programa de assistência às pessoas em situações de violências (PAV – Gardênia), o núcleo de assistência domiciliar (NRAD), núcleo de qualidade e segurança do paciente, grupo de apoio a dependentes químicos, bem como, farmácia, laboratório, vigilância epidemiológica, controle de infecção hospitalar, gestão de leitos e serviço de ouvidoria hospitalar.

História – No ano de 1960, os primeiros moradores do Gama eram atendidos em um ambulatório na subprefeitura. Com o aumento da população criou-se em 1961, um grande barracão de madeira no Gaminha, atual Setor Oeste, para atender à demanda. Em 12 de março de 1967, o Presidente da República na época, o Marechal Castelo Branco, inaugurou oficialmente o Hospital Distrital do Gama que mais tarde recebeu o nome de Hospital Regional, a área física da unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender a cerca de 1.600 pessoas por mês. Hoje, a área total da unidade é 46. 440 metros quadrados e conta com 1.998 servidores. O HRG integra a Regional de Saúde do Gama que é composta também por sete centros de saúde, uma policlínica, cinco unidades para equipes de estratégia saúde da família e três rurais.