Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/13 às 19h38 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Hospital do Guará ganha equipamentos de fisioterapia

O Hospital Regional do Guará (HRGu) recebeu 43 equipamentos fisioterapêuticos doados pelo Rotary Club do Guará e Águas Claras. Os novos aparelhos vão contribuir para melhorar o atendimento à comunidade, beneficiando principalmente o serviço geriátrico, já que os pacientes idosos são os que mais utilizam esse serviço.

Todo mês, 150 pessoas passam pelo centro de fisioterapia do HRGu. Com mais equipamentos, a expectativa é que a rotatividade de usuários no ambulatório aumente, em média, entre 15% e 20%.

Entre os equipamentos doados estão bicicleta ergométrica, aparelhos de reabilitação de dedos e pulsos e infravermelho, máquina de gelo e aquecedores de água. O investimento total ultrapassa R$ 40 mil, captados entre os rotarianos do Guará/Águas Claras e Taiwan, na China.

Durante a solenidade de entrega dos aparelhos, o secretário adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, destacou o trabalho em conjunto da comunidade do Guará e do governo para melhorar o atendimento prestado pelos serviços públicos na cidade. “A gestão que funciona em parceria com a sociedade contribui para sanar melhor suas necessidades”, declarou o secretário adjunto. “Nesse contexto, a doação representa mais do que simples equipamentos, mas a possibilidade de poder expandir o serviço”, completou.

Segundo o presidente do Rotary Club do Guará/Aguas Claras, Vinício Valmir de Oliveira, a instituição fez uma avaliação junto aos representantes do hospital para descobrir qual setor da precisava de contribuição. “Nossas metas, no espaço de um ano, serão ajudar na saúde e na educação. Prestamos esse serviço voluntário para contribuir com a comunidade nas áreas em que ela mais necessita”, afirmou o presidente. Os aparelhos serão usados somente pelo centro de fisioterapia do HRGu. A manutenção será acompanhada pela Comissão de Projetos do Rotary Club do Guará/Águas Claras e o Conselho de Saúde do Guará.

Para a líder comunitária da quadra Lúcio Costa, Joana de Jesus de Oliveira, integrante do Conselho de Saúde do Guará, a novidade no centro fisioterapêutico trará um grande alívio aos usuários. “Já fiz fisioterapia por causa da minha coluna e tenho uma tia que também precisa desse tratamento. É de muita valia receber essa contribuição no hospital. Só quem usa sabe o quanto é importante”, contou Joana. “Esses equipamentos novos serão um auxílio não apenas para os usuários, como também para os profissionais, pois vão contribuir muito para a rotatividade de pacientes e a qualidade dos serviços”, ressaltou o diretor do Hospital Regional do Guará, Davi Celso de Souza Cruz.

Essa parceria vem desde 1988, quando o Rotary ajudou na aquisição do equipamento da Geriatria, com o fornecimento de itens como otoscópio, cubas, pinças, estetoscópios, cadeiras de rodas de banho e aparelho de DVD.

Sheila Perru