Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/14 às 11h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Guará recebe exposição Recomeço sobre o Câncer de Mama

COMPARTILHAR

Mostra retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída

A exposição RECOMEÇO: histórias de mulheres vitoriosas estará no Hospital Regional do Guará no período de 21/02 a 01/03 de 2014. Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do DF, a mostra retrata 20 mulheres associadas à Recomeçar (Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília) que tiveram a mama reconstruída que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama.

As fotos são de mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança. A intenção é contribuir para a diminuição do tabu em torno da doença e colaborar para o aumento da procura pelo diagnostico precoce. No dia 26/02, acontecerá uma palestra pela manhã às 10h no auditório do HRGu para que as pessoas possam tirar as suas dúvidas e entender mais sobre a doença e a importância da prevenção. Para a exibição in door foram produzidos 23 quadros e para exibição out door 22 totens que estão no hospital.

A presidente da associação e também uma das personagens da exposição, Joana Jeker, declarou que a exposição é uma forma de chamar a atenção sobre o tema de uma maneira original. “Ás vezes vemos a realidade muito distante de nós. Então, quisemos apresentar uma abordagem inovadora explorando as imagens de pessoas que passaram pelo problema como eu e com um olhar editorial de moda”, afirmou.

Aliado a breves depoimentos que mostram às mulheres que o câncer de mama não é o fim e sim um recomeço de vida. As personagens ilustram as possibilidades de reinicio de uma vida plena após a percepção inicial de mutilação que a mastectomia produz no imaginário feminino. As fotos são de Tatiana Gama e explicitam a redescoberta dessas mulheres sobre seu corpo e visão de mundo.
Maroa Santiago, coordenadora da Regional de Saúde do Guará, ficou satisfeita e animada em receber a exposição. “Nós sabemos que há uma dificuldade em ir até um determinado lugar para ver uma exposição. A correria do dia-a-dia muitas vezes nos impede de ir. Essa exposição é diferente porque ela vai até o público e trabalha o assunto de forma diferente”, afirmou.

A exposição acontece em espaços públicos abertos e fechados do Distrito Federal e já foram distribuídos cerca de quinze mil panfletos confeccionados para a ação e quinze mil panfletos institucionais da Recomeçar contendo informações técnicas e legais sobre a reconstrução mamária. A mostra em formato out door é a que está rodando os Hospitais Regionais do DF. É composta de 22 toten de 1,9m x 57 cm cada.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO RECOMEÇO: HISTÓRIAS DE MULHERES VITORIOSAS
DATA: 21/02 A 01/03
HORÁRIO: 8h às 18h
PALESTRA: 26/02, ÀS 10h, AUDITÓRIO DO HRGU.

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...