Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/01/13 às 17h53 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Hospital do Guará recebeu aparelhos fisioterapêuticos

Equipamentos vão otimizar os serviços de medicina física

O Hospital Regional do Guará recebeu 43 equipamentos fisioterapêuticos nesta quarta-feira (9). Os aparelhos, que foram doados pelo Rotary Club do Guará / Águas Claras, vão contribuir para o atendimento de pacientes que necessitam do serviço. A regional recebe, em média, 150 pessoas que precisam de fisioterapia.

O hospital recebeu bicicleta ergométrica, infravermelho, máquina de gelo, aquecedor de água, aparelho de reabilitação para as mãos e pulsos, entre outros equipamentos. De acordo com a coordenadora da regional, Maroa Santiago Gomes, os equipamentos vão otimizar o serviço e o tratamento de fisioterapia nas áreas de medicina física e na reabilitação. “Ficamos honrados em receber essa doação, pois vai beneficiar grande parte da população local e outros pacientes que necessitam de uma reabilitação”, destaca.

Durante a solenidade o secretário adjunto Saúde, Elias Fernando Miziara, ressaltou o trabalho conjunto da comunidade do Guará e do governo para melhorar o atendimento prestado no serviço público. “Nesse contexto, a doação representa mais do que simples equipamentos, é uma a possibilidade de poder expandir o serviço”, completou.

Segundo o presidente do Rotary Club do Guará Aguas Claras, Vinício Valmir de Oliveira, a instituição fez uma avaliação com os representantes do hospital para descobrir qual setor da unidade de saúde precisava mais da contribuição. “Nossas metas, no espaço de um ano, serão ajudar na saúde e na educação. Prestamos esse serviço voluntário para contribuir com a comunidade nas áreas em que ela mais necessita”, afirmou o presidente.

Números – Conforme os dados do Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Regional do Guará, no ano passado, a unidade de fisioterapia realizou 7.859 atendimentos, que resultaram em 14.408 procedimentos. Isso porque cada pessoa faz, em média, de duas a três sessões de fisioterapia semanalmente.

Além disso, a unidade oferece atendimentos em grupo para tratamento na coluna e artrose. Cerca de 30 pacientes utilizam esse serviço, em duas sessões semanais. O hospital também disponibiliza uma área da fisioterapia neurológica, que recebe uma média de 10 pacientes, de duas a três vezes na semana.

Também estiveram presentes na solenidade o representante da vice-governadoria, Hamilton de Almeida Ramos; a coordenadora-chefe da Saúde do Guará, Maroa Santiago, e o governador do Rotary Club distrito 4530, Gercy Joaquim Camêlo, entre outras autoridades.

Foto:Brito