Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/12 às 18h46 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

HRPa cria Núcleo de Apoio à Remoção de Pacientes

COMPARTILHAR

Objetivo é melhorar qualidade do atendimento prestado à comunidade

Já está funcionando no Hospital Regional do Paranoá um Núcleo de Apoio à Remoção de Pacientes para melhorar e agilizar o atendimento à população. Até a criação desse departamento, no início do mês, quando era constatada a necessidade de transferência de algum paciente do hospital, a remoção era organizada por alguém da própria equipe de enfermagem que estava prestando atendimento.

De acordo com o coordenador da regional de Saúde do Paranoá, Rommel Costa, “essa nova estratégia prioriza a qualidade no atendimento ambulatorial, já que não desfalca a equipe que está dando assistência aos pacientes para cuidar dos trâmites da remoção”.

O núcleo é composto por cinco servidores que ficam responsáveis somente por essa área. Assim que é constatada a necessidade de transferir o paciente para outro local o núcleo é informado e já começa a organizar a saída, enquanto a equipe de enfermagem dá prosseguimento ao atendimento.
Segundo Rommel, os servidores do HRPa  reivindicam a criação desse departamento há mais de 11 anos. Fernanda Santana é gerente de enfermagem do Paranoá e aprovou o novo núcleo. “Melhorou muito a questão da organização e do fluxo do paciente. Antes, a triagem do paciente que iria ser removido não era feita de forma tão eficiente quanto agora”, ressalta.

Rommel também afirma que “o núcleo agiliza a remoção do paciente que recebe o tratamento indicado mais rapidamente”.

Rafaela Marrocos