Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/13 às 20h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Hospital Materno Infantil participa de Outubro Rosa

Pacientes e funcionárias receberam rosas

Servidores do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), entregaram rosas as pacientes e aos funcionárias nesta quarta-feira (23), para conscientizá-los sobre a importância da realização do exame para a prevenção do câncer de mama.

A ação, que é realizada todos os anos no Distrito Federal, faz parte da campanha internacional “Outubro Rosa”, dedicada mundialmente ao combate e prevenção da doença.

“Essa iniciativa é muito importante para conscientizar as mulheres a fazerem os exames preventivos, pois as chances de cura com o diagnóstico precoce são maiores”, explica a Coordenadora Geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer.

No HMIB por mês são realizadas cerca de 240 mamografias, exame essencial para o diagnóstico do câncer de mama. A marcação do preventivo é realizada por meio dos centros de saúde da rede pública que remanejam as vagas para os hospitais. Os exames também podem ser feitos em outros hospitais e na Carreta da Mulher que está atualmente estacionada no Paranoá e irá para Candangolândia no dia 29 de outubro.

Maria Ribamar da Silva, 53 anos, moradora da Vila Telebrasília faz o exame todos os anos. “Tenho muitas amigas que tem medo de fazer por causa da dor, mas sei que é essencial para minha saúde. Faço o controle porque na minha família tem histórico de câncer de mama. Graças a Deus nunca deu nada”, relata a paciente.

Ludmila Mendonça