Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/19 às 17h49 - Atualizado em 31/01/19 às 18h19

Hospital Regional de Ceilândia inicia capacitação em cuidados paliativos

COMPARTILHAR

 

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) abriu, nesta quinta-feira (31), o projeto Cuidado Ativo, que visa capacitar servidores da unidade em cuidados paliativos para atender pacientes internados. Serão 80 horas de qualificação, com palestras acontecendo toda última quinta-feira do mês.

 

O número de participantes, já no primeiro dia, surpreendeu os organizadores. “Esperávamos umas 40 pessoas, mas tivemos a participação de cerca de 90 profissionais. Acreditamos que será esta a média de todos os encontros”, comemorou uma das idealizadoras do projeto, a nutricionista Patrícia Barbosa Freire, membro da Equipe Interconsultora em Cuidados Paliativos do HRC.

 

“Introdução aos cuidados paliativos” foi a temática da primeira palestra, ministrada pela geriatra e médica paliativista Thaís de Deus Vieira Boaventura. O próximo encontro, previsto para 28 de fevereiro, tratará da avaliação do paciente em cuidados paliativos.

 

As inscrições podem ser feitas por aqui. Receberão certificado os profissionais que participarem da capacitação por 20h ou 80h.

 

CUIDADOS – O objetivo da capacitação é trabalhar a temática do cuidado paliativo na educação continuada, tentando abarcar todos os temas que qualificam o servidor para dar esse atendimento com qualidade, diminuindo o sofrimento do paciente.

 

“Não é só o sofrimento da dor física, mas em sua totalidade, seja espiritual, social e física. Queremos que o profissional que atende os pacientes e seus familiares pensem ‘o que, na minha área, posso fazer para dar mais conforto, mais qualidade de vida e minimizar o sofrimento dessas pessoas’”, observa Patrícia.

 

A capacitação, por enquanto, acontecerá somente em Ceilândia. O projeto foi desenhado para a realidade daquele hospital. Por isso, o público-alvo são os profissionais do HRC.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/HRC