Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/19 às 16h34 - Atualizado em 12/03/19 às 16h34

Hospital Regional do Gama realiza primeiro Curso de Gestante de 2019

COMPARTILHAR

 

 

O Centro Obstétrico do Hospital Regional do Gama (HRG) fará, nesta quarta-feira (13), das 14h às 17h, a abertura e apresentação do Encontro de Gestantes de 2019. Para se inscrever, basta que a grávida apresente o cartão do pré-natal.

 

O Curso de Gestantes é aberto a grávidas residentes no Gama e nas regiões vinculadas ao HRG, como Valparaíso, Luziânia, Cidade Ocidental, Cristalina e até Abadiânia, que correspondem a 70% do atendimento obstétrico do hospital. A iniciativa da preparação para o parto e nascimento do bebê confirma a adesão do Governo do Distrito Federal à Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que pressupõe uma mudança no modelo de atenção obstétrica.

 

O Curso de Preparação para o parto e nascimento terá carga horária de três horas de aula expositiva (roda de conversa). Será ministrado por dois enfermeiros obstetras ou residente da Enfermagem Obstétrica (sob supervisão) que atuam no Centro Obstétrico.

 

As informações oferecidas no curso são baseadas em evidências científicas. E a escolha dos temas foi feita a partir dos manuais da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.

 

PREPARAÇÃO – De acordo com a enfermeira obstétrica Carla Clotilde de Carvalho, o encontro com as grávidas está inserido na estratégia da Secretaria de Saúde para reduzir a mortalidade materna e infantil. O treinamento leva em conta a necessidade de se garantir que a gestante e seu acompanhante saibam, previamente, o local onde será realizado o parto.

 

A gestante deve estar no sexto mês de gravidez (terceiro trimestre) e deve levar a pessoa que irá acompanhá-la no dia do nascimento do filho. “O curso é uma preparação para que a gestante conheça a equipe, as rotinas do hospital e gerencie melhor o momento do parto e do nascimento”, explica a enfermeira.

 

INFORMAÇÃO – Por iniciativa é da Enfermagem Obstétrica, com o apoio dos residentes da área, encontro será realizado no auditório do HRG. As mulheres que participarem poderão conhecer o Centro Obstétrico e saber onde registrarão os bebês.

 

Segundo Carla Carvalho, “a preparação tem o objetivo de orientar a gestante para que ela seja protagonista do seu parto, sentindo-se segura, confortável e esclarecida quanto ao que acontece com ela e com o seu filho no trabalho de parto, durante o parto e no puerpério”. Ela esclarece que as informações oferecidas ao acompanhante também darão segurança a ele, “diante de todo o procedimento envolvendo a paciente, de modo que ele contribua, de maneira significativa, no processo de parturição”.

 

O curso será mensal, reunindo novas turmas de grávidas a cada mês.

 

 

Luciene de Assis, da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF