Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/16 às 20h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Hospital São Vicente de Paulo comemora avanços na gestão

COMPARTILHAR

Referência no atendimento em Saúde Mental a unidade investe no planejamento e humanização 

BRASÍLIA (13/05/16) – Às vésperas do dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na próxima quinta (18), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) comemora os avanços conquistados nos últimos meses. A unidade que é referência no atendimento em Saúde Mental no Distrito Federal e Entorno implantou uma série de medidas para melhorar o bem-estar do paciente, focado no convívio social e fiscalização dos serviços desenvolvidos na unidade.

Uma das principais conquistas é a construção da Farmácia de Dispensação Individual, uma antiga reivindicação dos servidores, que deve entrar em funcionamento no segundo semestre, e vai permitir maior controle dos medicamentos além de evitar possíveis desperdícios.

Outro ponto a ser destacado foram as mudanças no atendimento aos pacientes do pronto-socorro e da enfermaria, a partir da integração das atividades terapêuticas que melhoram o convívio social entre os internados. De segunda a sexta-feira, eles participam de oficinas de pintura, artes, praticam ginástica laboral, recebem massagem, além de atividades físicas.

A psicóloga Mariana Tavares observa que as atividades estimulam a auto percepção do pensamento ajudando, assim, no tratamento desenvolvido. “Contamos com uma equipe multidisciplinar que lida diretamente com os pacientes. Isso possibilita a discussão e definição de estratégias para cada caso apresentado”, explica.

A equipe multidisciplinar é composta por psicólogos e estagiários em psicologia, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos em enfermagem. Os pacientes também contam com um espaço para receber visitas em tempo integral, sem horário marcado, sempre acompanhados de profissionais especializados.

Recém-criado o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, aprimorou o monitoramento sobre vários setores entre eles, medicamentos, limpeza da unidade, além de investigar denúncias de maus tratos.

Segundo a diretora-geral do HSVP, Ana Luísa Lamounier, as conquistas são o resultado de um trabalho conjunto priorizando a humanização em todos os setores, com investimento em atendimento multidisciplinar e a implantação de planejamento estratégico e programado”, considera.

HSPV – O Hospital São Vicente de Paulo é a única unidade psiquiátrica pública do Distrito Federal e Entorno, a média mensal é de 1.160 atendimentos no pronto-socorro e outros mil atendimentos em psiquiatria, psicologia e nutrição. Atualmente, a equipe tem 22 psiquiatras, 24 enfermeiros, 8 psicólogos, entre outros profissionais.

COMEMORAÇÃO –A partir do dia 16 até 20 de maio, o HSPV vai comemorar a Semana Nacional da Luta Antimanicomial. Estão previstas a realização de oficinas, exibições de filmes, passeios e atividades terapêuticas.

Leia também...