Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/14 às 19h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HRAN acompanha mulheres grávidas que fizeram cirurgia bariátrica

COMPARTILHAR

Equipe multidisciplinar trabalha passo a passo do pré natal de alto risco

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) transforma em realidade o sonho de ser mãe em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Em dois anos, a equipe multidisciplinar do ambulatório de pré natal de alto risco do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), já acompanhou 20 mulheres que engravidaram antes do término do resguardo pós operatório determinado pelos médicos.

Segundo o ginecologista do ambulatório de pré-natal de alto risco do Hran, Marcelo Cronemberger, submeter-se a uma cirurgia bariátrica não é fácil. São dois anos de preparação psicológica, nutricional e clínica para a realização dessa cirurgia transformadora de vidas. Esse procedimento é muito procurado tanto por motivo de saúde quanto por outros: vaidade e autoestima. Com a silhueta mais enxuta, muitas mulheres ficam mais abertas para o mundo e a vida social. Planos de ser mãe ou, às vezes, sem planejar mesmo, saem da gaveta e algumas dessas mulheres ficam grávidas antes dos dois primeiros anos após a cirurgia bariátrica.

“É preciso ter esse intervalo de tempo para engravidar para que a mãe e o feto não tenham prejuízo nutricional e outras complicações durante a gravidez, mas quando isso não acontece, nós ajudamos para que tudo dê certo”, disse Marcelo.

Segundo o médico, esse acompanhamento com mulheres submetidas à cirurgia bariátrica existe há dois anos no Hran. Nesse período, 20 mulheres foram acompanhadas e tiveram uma gravidez tranquila. Esse número corresponde a 70% das que realizaram a cirurgia nos últimos dois anos e que engravidaram antes do período recomendado.

“Se essas pacientes não tiverem um acompanhamento, o feto poderá ter restrição de crescimento, prejuízo nutricional, e a mãe ainda poderá entrar em trabalho de parto antes do tempo”, avalia o ginecologista.

O atendimento às gestantes pós-bariátricas acontece todas as segundas-feiras de 14h às 18h. A agenda é aberta para as gestantes com esse perfil, tanto da rede pública, quanto da particular.

Luana Lemes, da Agência Saúde DF

Leia também...