Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/19 às 15h28 - Atualizado em 24/07/19 às 15h32

Hran oferece Encontro de Gestantes nesta quinta-feira

COMPARTILHAR

Evento ocorre às 14h, no auditório da unidade

 

Grávidas de todo o Distrito Federal poderão participar, nesta quinta-feira (25), às 14h, do Encontro de Gestantes promovido gratuitamente pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A ação, que faz parte das diretrizes da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, é uma forma de preparar as mamães para o parto, reduzindo a ansiedade e oferecendo as orientações necessárias para este momento especial.

 

Enfermeiras e residentes de enfermagem do Centro Obstétrico, da Maternidade e do Banco de Leite do Hran conduzirão o encontro. Psicólogos e assistentes sociais também compõem o grupo.

 

Segundo a preceptora da Residência em Enfermagem Obstétrica do hospital, Gerusa Amaral de Medeiros, o objetivo é passar segurança às gestantes. “Empoderamos essas mulheres. Queremos que elas saibam que o parto é um momento único”, acrescenta.

 

O encontro permite tirar dúvidas com profissionais sobre todas as fases da gravidez, parto, puerpério e cuidados com o bebê. “Reforçamos ainda que o pai pode acompanhar o parto, seja normal ou cesariana”, frisa. Ao final, as participantes recebem um certificado.

 

ACOLHIMENTO – Essa iniciativa possibilita que as gestantes administrem melhor a ansiedade, o medo, o estresse do parto e dos cuidados iniciais do bebê. Os acompanhantes também se sentem mais seguros para auxiliar as mulheres durante todo o processo de parturição.

 

É recomendável levar a caderneta da gestante. “Pedimos que tragam esse documento, pois realizamos uma revisão a fim de verificar se precisam de vacina, se a gravidez está classificada como de alto risco. Em caso positivo, são encaminhadas para consulta específica”, explica a enfermeira Gerusa.

 

Outras unidades da rede pública de saúde promovem os Encontros de Gestantes. São eles: Hospital Materno Infantil; Hospital Regional de Ceilândia, Hospital Regional do Gama, Hospital Região Leste (Paranoá) e Casa de Parto de São Sebastião. Também são realizados na Estação do Metrô, na 102 Sul.

 

Aberto ao público, o Encontro de Gestantes acontece no Hran sempre na última quinta-feira do mês.

 

FORMAÇÃO – O Hran é uma das unidades da Região de Saúde Centro-Oeste que integra o Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON). Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde que propõe qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento, abortamento, planejamento reprodutivo e atenção às mulheres em situação de violência sexual em hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.

 

REDE CEGONHA – Estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres, saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.

 

Tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes. A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério (28 dias após o parto).

 

 

Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde

Arte: Danielle Freire/Saúde-DF