Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/16 às 11h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Hran promove ‘Encontro caipira de cuidadores’ na Casa do Ceará

COMPARTILHAR

Evento tem como objetivo capacitar familiares de pacientes acamados em casa

BRASÍLIA (27/6/16) – O Programa de Atenção Domiciliar da Região Centro Norte realiza, na próxima quinta-feira (30), o 'Encontro caipira de cuidadores'. O evento será promovido no salão, das 15h às 18:30h, e a expectativa é de que reúna aproximadamente 80 participantes, entre cuidadores e pacientes idosos que são atendidos pelo serviço.

O objetivo é capacitar os familiares cuidadores dos pacientes que estão acamados em casa. Preparada pela Gerência de Serviços da Atenção Domiciliar do Hospital da Asa Norte, a programação inclui palestras, dinâmicas, roda de conversas, apresentação de vídeos, dentre e outras atividades que abordam temas ligados à rotina diária de cuidados no domicílio.

De acordo com a gerência, a capacitação já é tradicionalmente realizada a cada seis meses. Nesta edição, que ganhou a temática de festa junina, o evento será promovido em parceria com a Casa do Ceará, entidade que desenvolve várias ações junto à comunidade, como a promoção de cursos e prestação de serviços gratuitos aos usuários da Assistência Social, além de manter uma pousada que abriga idosos em regime asilar. Também são parceiros o Banco de Brasília (BRB) e o Laboratório Sabin.

PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR – A Assistência Domiciliar é realizada por uma equipe multiprofissional específica, que presta assistência em saúde no domicílio para pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados, porém, estáveis, mas que dependem de um cuidador que as auxilie nas rotinas diárias.

O objetivo do modelo de serviço é reduzir a demanda por atendimento hospitalar e/ou do período de permanência de pessoas internadas. O serviço também atende aos quesitos de humanização e ampliação da autonomia dos usuários do SUS. Atualmente, a Atenção Domiciliar do Hran atende a 70 pacientes cadastrados no Programa de Atenção Domiciliar.

Serviço
Encontro caipira de cuidadores
Local: Casa do Ceará, localizada no SGAN 910 conjuntos F – Asa Norte/DF
Data: Quinta-feira (30)
Horário: 15 às 18h30h
Parceiros: Casa do Ceará e SESC/DF

Leia também...