Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/15 às 10h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hran promove mutirão de cirurgia plástica em pacientes sequelados de queimaduras

COMPARTILHAR

Ação será na próxima terça-feira (2) e atenderá cerca de 20 pessoas

BRASÍLIA (1/6/15) – No próximo dia 6 de junho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras. Em alusão à data, Brasília receberá a IX Jornada de Queimados e o I Simpósio Centro Brasileiro de Feridas. Além disso, será realizado um mutirão de cirurgia plástica em pacientes sequelados de queimaduras, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O mutirão ocorrerá na próxima terça-feira (2) e deve atender até 20 pacientes. “Além de operar, a ação pretende chamar a atenção para as queimaduras e suas sequelas”, diz o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde e cirurgião plástico do Hran, José Adorno. “Com o mutirão, pretendemos diminuir a demanda reprimida. Hoje, cerca de 60 pacientes aguardam por este tipo de cirurgia na rede”, ressalta.

Segundo o médico, 40 profissionais de outros estados e até de outros países, como Dinamarca, Argentina e México, irão participar das operações. Eles irão se dividir em quatro salas cirúrgicas simultaneamente.

JORNADA – Além do mutirão, Brasília receberá, entre os dias 4 e 6 de junho, a IX Jornada de Queimados e o I Simpósio Centro Brasileiro de Feridas. O evento contará com palestras, mesas redondas, cursos e oficinas. Entre os temas estão qualidade de vida do paciente queimado, queimaduras em crianças e desafios da cirurgia reparadora.

O evento será realizado na Associação Médica de Brasília (Setor de Clubes Sul, Trecho 3 Quadra 6). As inscrições devem ser feitas no site da jornada (www.jbqueimaduras.com.br), onde também é possível obter informações mais detalhadas sobre a programação do encontro.

HRAN- O Hospital Regional da Asa Norte é a unidade pública de referência no atendimento a queimados, onde, em média, são realizados anualmente 2 mil cirurgias, 300 internações e 8 mil atendimentos ambulatoriais. A unidade também disponibiliza atendimento de urgência e emergência 24h.

Do montante de internações, 40% do público são crianças, cuja maioria é vítima de acidente com escaldadura. Entre os adultos, a maioria é do sexo masculino, vítimas de acidentes envolvendo algum tipo de líquido inflamável.

A Unidade de Queimados (UQ) presta atendimento aos pacientes com equipe especializada e multidisciplinar composta por clínicos, cirurgiões plásticos, pediatras, anestesistas, infectologistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, equipe completa de enfermagem e professores.

 

Leia também...