Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/19 às 9h39 - Atualizado em 28/11/19 às 9h39

Hran realiza força-tarefa para cirurgias de vasectomia

Foram 16 procedimentos em dois dias e a fila de espera da unidade caiu pela metade

 

Dezesseis pacientes que estavam em lista de espera para cirurgia de vasectomia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) passaram pelo procedimento nesta terça (26) e quarta-feiras (27). O número representa metade da fila de espera atual.

 

“Normalmente, realizamos de dois a três procedimentos deste por semana. Como concentramos nossos seis urologistas em duas salas do Ambulatório de Pequenas Cirurgias, conseguimos realizar mais procedimentos em menos tempo”, destaca o diretor do Hran, Leonardo Sousa Ramos.

 

Ele explica que o restante da demanda será atendido no processo regular. “Até chamamos mais pacientes da fila, mas alguns não compareceram”, lamenta.

 

A força-tarefa faz parte das ações do Novembro Azul, que, além de conscientizar sobre o câncer de próstata, também desenvolve ações relacionadas à saúde do homem como um todo.

 

PROCEDIMENTO – A vasectomia é uma pequena cirurgia, com anestesia local, que interrompe a circulação dos espermatozoides conduzidos através do epidídimo (um tipo de tubo em forma de novelo localizado na parte superior dos testículos) para os canais deferentes, que desembocam na uretra.

 

Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, mas não haverá espermatozoides no líquido ejaculado.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF