Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/12/12 às 17h31 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Hran realizou 119 cirurgias de reconstrução mamária em 2012

Pacientes foram atendidas em dois mutirões

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) realizou, até outubro, 119 cirurgias de reconstrução mamária, em dois mutirões. Nos anos de 2009 e 2010, foram realizadas 140 cirurgias deste tipo e em 2011 foram realizados 165 procedimentos.

Em março deste ano 55 mulheres passaram pelo procedimento com a realização da primeira etapa do mutirão. Já em setembro, a segunda etapa contemplou 28 mulheres com a reconstrução da mama. O resultado é fruto de uma parceria entre a Sociedade de Cirurgia Plástica e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).

Segundo Nadja Alexim, chefe da unidade de Cirurgia Plástica do HRAN, a quantidade de cirurgias realizadas na unidade é boa e a procura pelo serviço está crescendo: “Com a exposição positiva de nossos resultados, o número de pessoas que busca o hospital em busca de tratamento vem aumentando”, diz.

A SES/DF oferece tratamento para as mulheres que necessitam de cirurgia para reconstrução mamária em diferentes estágios. Segundo Nadja, as pacientes necessitam de três a cinco procedimentos cirúrgicos para finalizar, por completo, a reconstrução da mama. Outro fator importante, citado por ela, é a recuperação da auto-estima das pacientes. “Escuto relatos de mulheres que dizem voltar a ter uma vida normal, voltaram a viver. Depois de passar pelo procedimento elas recuperam a auto-estima. Muitas não tem companheiro e voltam a namorar”, afirma.

A médica citou a evolução do serviço desde o ano passado, com a setorização do setor. “A partir do ano de 2011 o setor obteve uma evolução. Desde então, passamos a oferecer atendimento médico específico para estes casos”, afirma Alexim.

Paulo Henrique Gomes