Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 20h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

HRAN recebe especialista canadense que é referência em cirurgia bariátrica

COMPARTILHAR

Médico realizará cirurgia demonstrativa segunda-feira (30)

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) receberá, segunda-feira (30), o médico canadense Michel Gagner, referência na técnica de cirurgia bariátrica chamada Gastrectomia Vertical, comumente conhecida como Sleeve. Profissionais da área bariátrica da Secretaria de Saúde e da iniciativa privada foram convidados para assistir uma cirurgia demonstrativa, às 13h, seguida de palestra ministrada pelo Dr. Michel.

A técnica, utilizada pelo especialista é diferente de outras cinco atualmente utilizadas no mundo. Nela, o estômago do paciente obeso é grampeado em forma de um tubo, que vai do esôfago ate o duodeno, o que reduz o tamanho do estômago em até 80%.

A diferença entre o Sleeve e as demais técnicas é que, nessa nova, não há necessidade de suplementação vitamínica no pós-operatório a longo prazo. Por manter o trato intestinal inalterado, continuará sendo possível realizar futuros procedimentos endoscópicos no paciente.

A Unidade de Cirurgia Bariátrica do HRAN selecionará o paciente que será operado pelos Drs. Rafael Galvão e Renato Lima, do HRAN, juntamente com o médico canadense. Entre as opções, estão cinco pessoas com obesidade mórbida com indicação cirúrgica.

O procedimento será realizado na sala inteligente, que fica no Centro Cirúrgico do HRAN. A ideia é que todos os profissionais convidados possam assistir, ao vivo, a aplicação da técnica. A sala conta com o aparelho Noboom , que mostra, em alta resolução, a operação em tempo real.

Lucas Carvalho

Leia também...