Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/12 às 16h54 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

HRAS inaugura sala de Clinica Dia

O Hospital Regional da Asa Sul/HRAS em parceria com a Embaixada do Japão inauguram sala de Clínica Dia, nesta sexta-feira (27), às 9h. O objetivo do evento é apresentar à população um novo espaço de acolhimento para crianças que necessitam de tratamento cirúrgico ambulatorial, no que refletirá na redução de fila de cirurgias pediátricas. 

A Coordenadora Geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, enfatiza a importância da utilização do novo espaço. “A Clinica Dia é a materialização de um ano de trabalho, onde a Regional investiu na qualificação da gestão e da assistência ao paciente. O foco é a garantia de atendimento integral, universal, equânime e humanizado”, enfatiza. 

A sala da Enfermaria de Cirurgia Pediátrica foi reformada com o princípio de ambiência hospitalar – proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva – preconizado pelo Ministério da Saúde. Todo ambiente foi decorado com temática infantil, com intuito de promover bem-estar e entretenimento ao paciente, enquanto aguarda a hora do procedimento cirúrgico ou alta hospitalar.

Para a gerente de Enfermagem do HRAS, Gerusa Amaral de Medeiros, a humanização é a palavra de ordem da sala de Clínica Dia da Unidade de Clinicas Cirúrgicas Pediátricas. “Seja exemplo de amor e solidariedade para a criança. O reflexo virá no futuro, quando ele se tornar gente grande”, disse.

A obra foi realizada com parte dos recursos financeiros da Agência de Cooperação Internacional do Japão/JICA, colaboração da sociedade civil e empresas. 

A unidade de cirurgia pediátrica do hospital é destinada ao atendimento de cirurgia eletiva, tais como: hérnia, cálculo de vesicular biliar, retirada do baço, hipospádia (malformação congênita no canal urinário). Também, cirurgia de emergência, como: apendicite, drenagem de tórax, abcessos, entre outros. No último ano, foram realizados 1.178 procedimentos cirúrgicos. 
 
Histórico

Em 2006, a  Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/SES por intermédio do Ministério da Saúde e em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão/JICA enviou como bolsista, a gerente de Enfermagem do HRAS, Gerusa Amaral de Medeiros, para curso  de humanização nas casas de parto daquele país, no período de três meses.

Após o retorno do Japão, Gerusa visitou parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste promovendo a divulgação do modelo assistencial obstétrico japonês, bem como, a promoção da ida de novas enfermeiras para aquele país.  

Como parte integrante do Projeto de Cooperação Técnica japonesa, ela apresentou projeto Follow-up destinado à reforma do antigo espaço batizado por “Day Clinic”, que a partir de agora se chamará Clinica Dia. Após aprovação do projeto, a Embaixada do Japão colaborou com parte da reforma e o restante da obra foi concretizado com o auxílio de colaboradores.

A JICA é o órgão do governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apóia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.