Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/17 às 19h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

HRC realiza jornada científica para médicos residentes

COMPARTILHAR

Programação vai até sexta-feira (27)

BRASÍLIA (25/10/17) – Começou nesta quarta-feira (25) a II Jornada Científica da Residência Médica do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O objetivo do evento é compartilhar e atualizar conhecimentos no campo assistencial, além da prática diária dos serviços. Programação se estenderá até sexta-feira (27).

Na abertura do evento, a diretora do HRC, Andrea Nogueira, falou da grande vocação do hospital para o ensino e a formação profissional e do empenho da Comissão de Residência Médica (Coreme) em realizar uma jornada “com temas que pensam no trabalho interdisciplinar, numa rede de atenção com recursos humanos e tecnológicos conectados e que visam uma melhor assistência à população de Ceilândia.”

A presidente da Coreme, Gilmaria Borges, agradeceu a participação dos residentes e internos de medicina, não só na assistência às palestras, mas também na elaboração de trabalhos que serão apresentados durante a jornada.

O Programa de Residência Médica do hospital foi criado em 1991. O HRC conta atualmente com 54 médicos residentes nas especialidades de ortopedia, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia e anestesia.

A jornada é realizada no auditório da pediatria do HRC. Entre os temas estão Abordagem atual à vítima de violência sexual; Primeiro exame físico do recém-nascido, Automutilação e suicídio; Plano de parto e o profissional de saúde; Paralisia obstétrica e fratura de clavícula; Abordagem das complicações de cirurgias uroginecológicas; Osteoporose; Epidemiologia da escoliose idiopática do adolescente e estudantes da rede pública do DF; O médico e as redes sociais e Abuso de drogas no meio médico.