Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/13 às 18h34 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

HRG completa 46 anos com média de mil consultas/dia na emergência

COMPARTILHAR

Gama recebe pacientes de 25 municípios

O Hospital Regional do Gama completa 46 anos de funcionamento nesta próxima terça-feira (12). A data será comemorada a partir das 9h, no Corredor da Democracia, com a entrega do prêmio Valor Institucional para unidades e servidores mais elogiados pela Ouvidoria da Secretaria de Saúde em 2012.

O HRG presta assistência a moradores do Gama, além de receber pacientes de 25 municípios do entorno sul de Goiás, seis cidades de Minas Gerais e quatro da Bahia. Ano passado foram 296.448 atendimentos no pronto-socorro, sendo 92.805 a pacientes de fora do Distrito Federal.

O hospital integra a Regional de Saúde do Gama, que é composta ainda por sete centros de saúde, quatro postos rurais e uma policlínica. No pronto socorro são realizadas em média mil consultas emergenciais por dia, nas especialidades de cirurgia geral, cardiologia, clínica médica, ginecologia-obstetrícia, pediatria e ortopedia.

No ambulatório o HRG oferece as especialidades de ortopedia, cirurgia vascular, reumatologia, pequenas cirurgias, pneumologia, neurologia, proctologia, endoscopia, oncologia, pré-natal de alto risco, tisiologia, urologia, oftalmologia, odontologia, mastologia, reprodução humana, geriatria, gastroenterologia, nefrologia, hematologia e psiquiatria, além da assistência de alta complexidade na especialidade de cirurgia geral e ginecologia oncológica.

Serviços importantes e de referência no DF são destaque no HRG como o Programa Fila Zero da Traumatologia e Ortopedia e a Tisiopneumologia, primeira unidade na rede da SES em internação.

A unidade de saúde também oferece serviços complementares na fisioterapia como a Estimulação Precoce e Escola de Pais, além do grupo de apoio a dependentes químicos, programa de assistência domiciliar ( NRAD) , programa de acidentes e violências (Projeto Gardênia) e a ouvidoria.

Em 2012 o HRG recebeu o prêmio Reconhece SES, pelo reconhecimento dos usuários pelo desempenho, dedicação á comunidade e compromisso institucional. Em fevereiro deste ano, conforme a Portaria Nº 152 do Ministério da Saúde, o hospital foi habilitado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral.

A Secretaria de Saúde lançou este ano um pacote de obras voltadas para o HRG. Estão previstas a reforma do laboratório de patologia clínica, reforma e adequação de internação de clínica médica para inserir o serviço de hemodiálise, construção dos reservatórios de água e reforma do setor de diálise.

O Coordenador Geral, Robson Umbelino Brito, informa que a sua gestão está empenhada em aumentar a produção cirúrgica por meio da ampliação do centro cirúrgico, que atualmente atende com sete salas e mais três salas estão em fase final de obras. Outra meta da direção é melhorar a assistência as gestantes nos serviço de parto humanizado e dar continuidade as reuniões dos colegiados, fortalecendo os processos da gestão compartilhada.

História – No Gama, a assistência médica aos moradores foi iniciada em 1960, com atendimentos em um ambulatório instalado na subprefeitura da cidade. Com o aumento da população, em 1961 o atendimento foi transferido para um grande barracão de madeira no Gaminha, atual Setor Oeste.

Em 12 de março de 1967 o presidente Marechal Castelo Branco, inaugurou oficialmente o Hospital Distrital do Gama, com 40 consultórios e 368 servidores, para atendimento a aproximadamente 10 mil habitantes. Hoje, o HRG conta com 1.990 servidores e a população do Gama está estimada em aproximadamente 140 mil pessoas.

Eliane Simeão