Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/21 às 8h00 - Atualizado em 2/10/21 às 19h12

HRL realiza o 1º Simpósio do Serviço de Coluna

A unidade que é referência no SUS comemora dez anos do serviço e já realizou três mil cirurgias de coluna

 

LUIZ FERNANDO CÂNDIDO, DA REGIÃO DE SAÚDE LESTE

 

O Hospital da Região Leste (Paranoá) realizou nesta semana o 1º Simpósio do Serviço de Coluna da unidade em comemoração aos dez anos do serviço. O evento aconteceu no auditório do hospital de forma presencial e virtual. O HRL é referência da especialidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.

 

O tema em debate foi Traumatismo Raquimedular e contou com uma abordagem multidisciplinar, palestrantes de diversos setores. O evento começou na segunda-feira (27) e foi finalizado na última sexta (1º/10) com a medicina. Participaram, ainda, as equipes da nutrição, psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

 

HRL realiza 1º Simpósio de serviço de coluna – Foto: Divulgação

 

De acordo com o médico Ângelo Ganeo, Responsável Técnico Assistencial substituto (RTA) da cirurgia de coluna do HRL, o tema em questão é de suma importância, pois se trata de uma lesão que acontece na coluna vertebral, muitas das vezes inesperado, e que transformará a vida do indivíduo de forma permanente.

 

“A abordagem é multidisciplinar e tem como grande objetivo salvar a vida, corrigir dentro do possível os danos na coluna vertebral, reabilitar e reinserir na sociedade. São 10 anos nesta abençoada missão, buscando o melhor para o paciente e sua família”, destaca o médico.

 

Participantes

 

Por conta da pandemia e o cuidado com o distanciamento, o evento contou com a participação também on-line e teve bastante procura. Em todas as plataformas usadas, foram mais de mil pessoas conectadas em algum momento acompanhando o debate.

 

“Todos os pontos discutidos com muito conhecimento e interação. Um Simpósio que trará novas estratégias para o tratamento do traumatismo raquimedular, principalmente no atendimento primário”, finaliza doutor Ângelo.

 

O superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Sotero, agradeceu o empenho dos servidores na organização do evento para celebrar os dez anos do serviço da Coluna. Segundo ele, o aperfeiçoamento do serviço é contínuo e buscará sempre melhorias para o setor.

 

HRL realiza 1º Simpósio de serviço de coluna – Foto: Divulgação

 

“Hoje sintetizando uma década de aperfeiçoamento contínuo em busca das melhores práticas assistenciais com a experiência de milhares de procedimentos realizados e a convergência de esforços para prestar atendimento ao complexo trauma raquimedular e as outras afecções cirúrgicas da coluna. Seguiremos buscando atualização e incremento do parque tecnológico, capacitação profissional e otimização dos processos de trabalho de forma a oferecer ao doutor Ângelo e equipe melhores condições de trabalho” pontua.

 

Cirurgias

 

Entre janeiro e julho deste ano foram realizadas 1.537 cirurgias de todas especialidades no HRL. De coluna, no mesmo período, foram 287. Em dez anos do serviço foram três mil cirurgias realizadas.