Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 21h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h04

HRT inaugura Serviço de Informação ao Acompanhante

COMPARTILHAR

Atendimento diferenciado é pioneiro no Distrito Federal

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) inaugurou nessa quinta-feira (18) a Sala de Informação ao Acompanhante (SIA), no Pronto Socorro do hospital. O objetivo do novo espaço é acolher o familiar do paciente internado na Ala Amarela, de forma humanizada e privativa, para dar as informações do boletim médico.

A SIA contará com uma equipe composta por técnicos de enfermagem, que foram devidamente capacitados pelo Núcleo de Enfermagem do HRT, acompanhados pela enfermeira do plantão. O boletim médico será atualizado pelo sistema informatizado, antes de ser transmitido ao familiar do paciente. A sala funcionará todos os dias da semana, das 15h às 16h, combinado com o horário de visitas.

A acompanhante da paciente M.A.P, 81 anos, Sheila Carolina de Oliveira comemora a criação da SAI. “Estou muito feliz com a inauguração da nova sala. Agora, vou saber como está o estado de saúde da minha tia, sem que outras pessoas saibam e ainda terei um profissional falando comigo, exclusivamente.”, destaca a moradora de Taguatinga Norte.

Para o coordenador Geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, a SIA é um ato de humanização para com os familiares que precisam receber as informações do paciente que está hospitalizado. “Estamos implantando um modelo de atendimento que auxilia, significativamente, na forma de dar o boletim médico do internado ao seu familiar. Esse serviço será benéfico para ambas as partes.”, destaca o gestor.

A Ala Amarela é destinada ao atendimento do paciente internado em estado semi-crítico e crítico, monitorado 24 horas. A unidade funciona no Pronto Socorro do HRT. Por período, atuam profissionais de diferentes categorias: quatro técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, um clínico médico e um cardiologista.

De janeiro à março deste março deste ano, foram realizados 61.474 atendimentos na Emergência do HRT, incluindo as internações na Ala Amarela.

Claudete Nascimento