Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/21 às 19h05 - Atualizado em 9/11/21 às 23h17

HRT passa por diversas obras de manutenção predial

Reformas abrangem todos os andares, além do ambulatório de oncologia que vai aumentar o número de consultórios

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está passando, desde o início do ano, por uma série de obras e reformas para oferecer uma estrutura melhor tanto para os pacientes atendidos no local, como para os servidores que trabalham na unidade hospitalar. Além disso, melhorar a capacidade de atendimento do hospital.

 

Manutenção predial abrange todos os setores do HRT – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Desde o início da minha gestão eu fui atrás de fazer as melhorias que necessitam no HRT, porque é um hospital muito grande e com uma demanda gigantesca. Estamos utilizando o contrato de manutenção para melhorar a estrutura física do hospital”, explica o superintendente da região de saúde Sudoeste, Luciano Gomes.

 

Já foram realizadas as manutenções na caldeira, do telhado e do piso da Nefrologia. No ambulatório, foi feita uma reforma geral nos banheiros, pisos, pintura e portas da Ortopedia e da Fisioterapia. Houve também a recolocação das telhas que faltavam na cobertura dos aparelhos de ar-condicionado, além da impermeabilização, limpeza, troca de cavaletes e de registros de duas caixas d’água.

 

Obras visam melhorar o acesso ao público que necessita dos serviços de saúde – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Muitas manutenções estão em andamento. Mas, segundo o superintendente, sem atrapalhar o funcionamento do hospital, tudo pensando no bem-estar dos pacientes e na assistência de qualidade.

 

O ambulatório de oncologia do HRT está sendo ampliado e vai ganhar novos consultórios. A Central de Material Esterilizado (CME) está passando por uma reforma geral. Além disso, os banheiros do Pronto-Socorro (PS), tanto os públicos como os da internação, também estão recebendo melhorias.

 

Em breve, a unidade estará revitalizada – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Também estão ocorrendo as trocas de tubulação de água fria, bombas de águas, quadro de disjuntores das bombas, 16 resistências de água quente do hospital e toda parte de extintores, bombas, quadro elétrico, mangueiras e sinalização dos consultórios da Oncologia, CME, galpão da manutenção, lavanderia e sistema de incêndio completo”, informa Luciano.

 

Manutenções também ocorrem em vários andares do hospital. No primeiro andar está em andamento o fechamento de aberturas no teto – mesmo serviço que está sendo realizado no segundo andar, além da pintura da enfermaria.

 

Diversos setores estão recebendo pintura – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

No terceiro andar, a Unidade de Terapia Intensiva está sendo pintada e recebendo reparos e desobstrução das réguas de gases oxigênio, ar comprimido, vácuo, oxigênio de 450 pontos. Esse tipo de manutenção também abrange setores como os centros obstétrico e cirúrgico, além da impermeabilização do corredor do CO, pintura e troca do teto.

 

Nos banheiros, torneiras estão sendo trocadas, além do piso e revestimentos – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Toda a tubulação de água quente está sendo trocada no quarto andar, além de reparos no teto e luminárias, troca das portas de todos os banheiros, trocas dos exaustores C280, das válvulas de descarga, incluindo a troca de registros gavetas. Por lá, pisos estão sendo reformados e os ambientes recebem uma nova pintura.

 

UTIs recebem manutenção – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Já no quinto andar, há reformas nos banheiros feminino e masculino, acréscimo de quadro de disjuntores e implantação de tomadas novas em todas salas. O teto da maternidade também já passou por manutenção.