Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/16 às 16h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

HRT promove XI Jornada Cientifica dos Médicos Residentes

COMPARTILHAR

Evento teve como objetivo discutir temas da saúde que são considerados importantes

BRASÍLIA (21/10/16) – Nesta semana, a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou a XI Jornada Cientifica dos Médicos Residentes. O evento aconteceu na semana de comemoração ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, e teve como objetivo discutir temas da saúde que são considerados importantes.

A abertura da conferência, que ocorreu nesta quinta-feira (20), contou com a presença da Superintendência da Região Sudoeste, preceptores, staffs, residentes e convidados. Além deles, também marcou presença o desembargador do Tribunal de Justiça do DF, Diaulas Ribeiro, que palestrou sobre “A relação médico-paciente: velhas barreiras, novas fronteiras”.

Durante a exposição, Diaulas abordou temas polêmicos como a Síndrome de Bunourt e o “direito de morrer” por meio da eutanásia, ortotanásia, distanásia, morte assistida e mistanásia. “A forma que mais me desespera no direito de morrer é a mistanásia, que é a morte miserável por falta de médico e de medicamentos. Ela é fruto absoluto do Estado e também aquilo que devemos combater”, enfatizou o desembargador.

Hanna Fonseca é residente do último ano de pediatria e destacou o aprendizado que obteve na instituição. “Resolvi cursar medicina por ser apaixonada por criança. O hospital, os staffs e os profissionais são ótimos. Gostei muito da minha experiência aqui, principalmente pela alta rotatividade dos pacientes”, revelou.

Na ocasião, Hanna apresentou um banner com o resultado do estudo “Erros alimentares em lactantes” que foi realizado por ela em parceria com outros residentes e que trata sobre a introdução precoce do leite de vaca para os recém-nascidos.

O HRT possui nove especialidades do Programa de Residência Médica, sendo elas Anestesiologia; Clínica Médica; Cirurgia Geral; Endocrinologia; Ginecologia e Obstetrícia; Nefrologia; Pediatria; Ortopedia e Traumatologia; Radiologia e Diagnóstico por Imagem.