Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/16 às 20h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

ICDF realiza dois transplantes de órgãos no feriado

COMPARTILHAR

Os pacientes estão bem e sem previsão de alta

BRASÍLIA (3/11/16) – O feriado de dia finados foi marcado por dois transplantes de órgãos no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF. Pacientes do hospital receberam nesta quarta-feira (2) uma nova chance de viver devido à doação de um coração e um fígado. O Samu-DF, a Força Aérea Brasileira – FAB – e o Detran-DF ajudaram no transporte dos órgãos até o ICDF.

O paciente C.A.G.F, sexo masculino, 63 anos, estava à espera de um fígado desde junho deste ano. Na tarde de ontem, o órgão tão esperado chegou. A equipe do ICDF realizou captação externa na cidade de Goiânia e desembarcou no hospital com o fígado no período da manhã. A cirurgia durou aproximadamente sete horas e está estável.

O coração, captado em Minas Gerais, foi destinado ao paciente J.M.F, do sexo masculino, 58 anos. Ele era portador da Doença de Chagas, transmitida pelo protozoário trypanosoma cruzi, conhecido popularmente no Brasil como “barbeiro”. Ele esteve na fila de espera por 45 dias e em setembro passou a ser prioridade nacional. A cirurgia durou cerca de cinco horas e ele se recupera na UTI Cirúrgica. Ambos os pacientes ainda não têm previsão de alta.