Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/19 às 17h55 - Atualizado em 14/05/19 às 17h57

Iges-DF abre seleção com 2.420 oportunidades

COMPARTILHAR

Vagas são destinadas ao Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e UPAs

 

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) abriu processo seletivo para preencher 2.420 vagas em mais de 40 cargos e formar cadastro de reserva. A ação faz parte da reorganização do Iges-DF para garantir que não faltem recursos humanos nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Hospital de Base e Hospital Regional de Santa Maria, após a ampliação do modelo de gestão.

 

As inscrições poderão ser feitas até domingo (19) exclusivamente pelo site do Iges-DF, na aba Processo Seletivo. Basta clicar no processo de interesse, onde todas as informações estarão disponíveis. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa pelo diretor presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, e pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, nesta terça-feira (14), na Escola de Governo (Egov).

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, reforçou que as contratações são mais uma ação que permitirá ampliar o acesso da população aos serviços de saúde no DF. “Temos o contrato de gestão firmado entre a Secretaria de Saúde e o Iges-DF e, em cima dessa capacidade de gestão, estamos trabalhando para atender à população da melhor maneira possível, com eficiência e segurança”, disse.

 

“Após essa contratação, nós vamos dar a resposta que população precisa, que é oferecer serviço de qualidade e atendimento humanizado. Não adianta ter equipamentos e não ter pessoal. Por isso, agir de maneira rápida é uma determinação do governador Ibaneis Rocha”, disse o diretor presidente do Instituto, Francisco Araújo.

 

Araújo destacou que os serviços estavam completamente desestruturados, a exemplo das seis UPAs, que estão desabilitadas para receber recursos do Ministério da Saúde. “Nosso foco é na gestão, principalmente, em três aspectos, que são a infraestrutura, o abastecimento e a contratação de pessoal para compor os serviços”, complementou.

 

VAGAS – Para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), serão 1.190 oportunidades. Dessas, 280 são para técnico de enfermagem, 190 para enfermeiro e 127 para médico plantonista. Para o Hospital de Base, são 701 vagas, sendo a maioria para técnico de enfermagem (255), enfermeiro (55) e clínico médico (36). Já para as UPAs, são 529 oportunidades, sendo o maior volume para técnico de enfermagem (152), enfermeiro (76) e médico plantonista (53).

 

As contratações serão feitas pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo que a prioridade será para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A meta é convocar, ainda em maio, os profissionais para o Hospital de Base.

 

A partir de junho, devem começar a ser admitidos os profissionais atuar nas UPAs e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a depender da assinatura do contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do DF, quando a administração dessas sete unidades será completamente transferida para o Iges-DF.

 

SELEÇÃO – O Iges-DF conta com uma equipe de seleção própria. A primeira fase é a de recrutamento de candidatos. A segunda é destinada a avaliações de natureza técnica, sendo que podem ser feitas avaliações específicas de conhecimentos. A terceira fase refere-se a avaliações de competências comportamentais. As etapas serão realizadas respeitando o perfil do cargo em questão.

 

NOVO ESPAÇO – Durante quatro meses, o Iges-DF utilizará um novo espaço para fazer recrutamento e seleção. São três salas disponibilizadas pela Escola de Governo (Egov), próxima ao Palácio do Buriti. O local recebeu melhorias como iluminação, reparos gerais e mobiliário. Uma das salas está equipada com mesas, computadores, impressoras, telefone e internet para abrigar os profissionais da equipe de Recursos Humanos que atuarão na seleção dos candidatos. As demais serão usadas para fazer dinâmicas e aplicar testes para os candidatos.

 

A proposta é formar, diariamente, 16 turmas com 20 candidatos cada, totalizando 320 candidatos avaliados por dia por uma equipe composta por 35 profissionais.

 

DADOS – Atualmente, o Hospital de Base conta com 1.774 profissionais contratados pelo regime CLT, 1.863 servidores concursados e 174 médicos residentes, totalizando 3.811 colaboradores. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), são 2.048 servidores estatutários.

 

Já o levantamento feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) contabilizou 188 servidores na unidade de Ceilândia, 178 na do Núcleo Bandeirante, 187 na do Recanto das Emas, 156 em Samambaia, 154 em São Sebastião e 165 em Sobradinho.

 

 

Ailane Silva, do Iges-DF

Fotos: Divulgação/Iges-DF