Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/18 às 18h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Indígenas no Santuário dos Pajés são vacinados contra Influenza

COMPARTILHAR

 

Cerca de 70 crianças, adultos e idosos foram vacinados no Santuário dos Pajés – Foto: Mariana Raphael

 

Ao longo da manhã e tarde desta quarta-feira (16), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, da Asa Norte, vacinou cerca de 70 indígenas no Santuário dos Pajés, localizado no Setor Noroeste.

 

A imunização, que faz parte da campanha contra o Influenza, foi realizada em crianças, jovens, adultos e idosos das etnias Kariri-Xocó, Guajajara, Tuxá e Funiô.

 

Um dos imunizados foi José Francisco Queiroz, de 50 anos, da etnia Kariri-Xocó. Ele aproveitou a ação e levou seus filhos para se vacinarem também.

 

José Francisco elogiou a iniciativa da UBS 3 – Foto: Mariana Raphael

 

“Nem sempre temos a chance de sair para um local e se vacinar. A dificuldade em se deslocar aqui é grande, principalmente levando crianças. Essa é uma oportunidade importante de poder se vacinar, já que o serviço está vindo até nós”, elogiou Francisco.

 

Segundo a gerente da UBS 3, Ana Carolina Tardin, o principal objetivo da ação é levar a vacinação para as comunidades indígenas mais afastadas das unidades básicas de saúde e hospitais.

 

Mulheres da aldeia também foram imunizadas – Foto: Mariana Raphael

 

“O acesso para eles é custoso, e mesmo quando chegam nas unidades podem encontrar filas. Por isso, este ano, decidimos fazer a vacinação deles aqui, para tornar mais cômodo para eles e podermos vacinar mais pessoas”, comenta Tardin.

 

OUTROS ATENDIMENTOS – Além disso, a equipe da UBS 3 também ofereceu serviços relacionados à saúde da mulher, da criança e do idoso. Uma das atendidas foi Yasmin Pires, de 21 anos, também da etnia Kariri-Xocó, que aproveitou a visita para se consultar com o médico de família e comunidade.

 

Atendida na aldeia, Yasmin tem consultas marcadas com ginecologista e dentista – Foto: Mariana Raphael

 

“Só pelo fato deles virem aqui e conhecerem a gente já é um grande avanço. Já marquei uma consulta com ginecologista e dentista”, conta Yasmim, que também levou a filha Isis Ynaê, de 3 anos, para a consulta.

 

O serviço contou com o suporte da equipe saúde da família formada por médico, auxiliares de enfermagem e servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que ofereciam atendimentos relacionados ao acesso à Bolsa Família e demais serviços públicos.

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde

 

 

Indígenas no Santuário dos Pajés são vacinados contra Influenza