Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/13 às 13h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Iniciativa Hospital Amigo da Criança faz treinamento em Ceilândia

Educação continuada para servidores que atendem mãe e filho

Servidores que atuam no centro obstétrico, neonatologia, maternidade e pediatria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) participarão do 54º curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e aleitamento materno. O curso acontece nesta quinta-feira (18), das 8h às 18h, no auditório do hospital.

“Estamos capacitando continuamente os servidores que trabalham com mãe e filho, tendo em vista que o HRC é Hospital Amigo da Criança desde 1996 e anualmente passamos por avaliação do Ministério da Saúde”, informa a gerente de enfermagem do centro obstétrico, Suely Cotrim.

O treinamento tem como objetivos capacitar as equipes no cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e integrar os serviços que prestam assistência materno-infantil, destacando a amamentação como prática natural e saudável e o acolhimento humanizado da mulher desde o pré-natal até o desmame do bebê, o que pode acontecer após os dois anos de idade, como é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Suely Cotrim destaca ainda que o treinamento será realizado em duas partes: uma teórica e outra à distância, onde os profissionais terão acesso a vários textos sobre o assunto e responderão a um questionário. “A data limite para entrega dos questionários é 29 de julho”, informa a enfermeira.

O treinamento sobre aleitamento materno se faz necessário para manter a equipe envolvida com a mãe e seu filho, saber atendê-los e orientar corretamente. “Além de contribuir para a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança mantém mais humanizado o serviço que acolhe a mulher num momento tão importante de sua vida”, ressalta Suely Cotrim.

A Secretaria de Saúde do DF tem nove hospitais com o selo da Iniciativa Hospital Amigos da Criança, além da Casa de parto de São Sebastião. Também fazem parte da rede os hospitais Universitário de Brasília (HUB) e o das Forças Armadas (HFA). O título é conferido pelo Unicef e pelo Ministério da Saúde. Para ser Amigo da Criança, além de cumprir os Dez Passos, o hospital deve estar em conformidade com a NBCAL – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, Lei 11.265/2006.

Os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno são:

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.


Regina Célia