Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/15 às 15h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hemocentro é recertificado com selo ISO 9001

COMPARTILHAR

Unidade é a única da rede que possui o selo que reconhece o alto padrão de excelência dos serviços

BRASÍLIA (23/06/15) – O alto padrão de excelência dos serviços da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) permitiram, nesta terça-feira (23), a recertificação ISO 9001 pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil). Com o título de primeira e única unidade da rede desde 2012 a receber o reconhecimento, ?o Hemocentro comprova o cumprimento da manutenção de normas técnicas que garantem prestação de serviços qualificados.

“Essa ?c?asa será nossa referência e nela vamos pautar todos os nossos serviços prestados no Distrito Federal pelo SUS, para alcançarmos à excelência dessa gestão. Queremos chegar a esse patamar em toda a rede para atender a população com qualidade”, enfatizou o secretário de Saúde, João Batista de Sousa, durante a solenidade de entrega.

O Hemocentro iniciou o processo de acreditação em 2007 e, em 2012, conseguiu receber a primeira certificação ISO 9001 pela A?ssociação ?B?rasileira de ?N?ormas ?T?écnicas?. O ciclo da certificação tem duração de três anos e para manter o título a unidade passou por uma auditoria. No próximo ano, outra auditoria será realizada para supervisionar a qualidade dos serviços.

“Possuímos processos extremamente seguros, servidores altamente capaci?t?ados, bom parque tecnológico com equipamentos modernos e sistemas de informática adequados para a rotina e rede de 12 agências tran?s?fusionais totalmente informatizadas”, enumerou a diretora da FHB, Miriam Calmon.

Segundo a superintendente do ICQ Brasil, Dayana Costa, um dos principais motivos que embasaram a certificação foi a modernização dos equipamentos, que garantem a maior seguridade do sangue coletado. Entre os critérios para receber a certificação estão também a padronização dos serviços e engajamento da equipe para melhorar os processos de trabalho, com foco satisfação dos clientes que usufruem do serviço, neste caso, os doadores de sangue.

“A satisfação do cliente é garantida por intermédio dos funcionários que executam os procedimentos corretamente para alcançar a excelência do serviço. No Hemocentro, isso se reflete no bom atendimento aos doares e na segurança do sangue coletado”, destacou Dayana Costa. “O Hemocentro conseguiu a recertificação porque melhorou além de manter a qualidade, melhorou os processos e está em um outro patamar”, complementou.

Durante a solenidade, também foi homenageado com orquídeas o ex-presidente da FHB, José Bilaço, que contribuiu para a evolução da entidade durante a sua gestão.

SOLIDARIEDADE – Doador há 26 anos, o servidor público do Governo de Brasília Hélio Antônio Fonseca, 46 anos, já realizou mais de 100 doações de sangue. Para ele, os processos foram aprimorados e hoje quem doa é acolhido de forma humanizada no Hemocentro.

“Comecei a doar porque meu irmão já era doador fidelizado. Isso me chamou a atenção e inicie minha trajetória como doador”, disse Fonseca. “Hoje, posso dizer que os processos de coleta são bem menos dolorosos do que antes e quando chego, sou recebido com o sorriso das atendentes e, na saída, sempre ouço um até logo, porque a equipe nos incentiva a doar”, disse.

Leia também...