Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/16 às 17h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Lacen promove I Encontro da Rede Distrital de Laboratórios

COMPARTILHAR

Objetivo do evento era discutir a Portaria 254/13

BRASÍLIA (6/12/16) – O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do Distrito Federal, promoveu o I Encontro da Rede Distrital de Laboratórios da capital com o objetivo de discutir a Portaria 254/13, da Secretaria de Saúde, que definiu a competência do Lacen. A ocasião, que aconteceu no dia 2 de dezembro, contou com a presença de representantes da rede, da área laboratorial da pasta e do Lacen, além dos laboratórios privados e conveniados do DF.

Segundo o diretor do Lacen, Eduardo Filizzola, o evento conseguiu a finalidade, pois a Portaria 254/13 foi amplamente discutida. “Já temos propostas para atualizá-la e a próxima reunião está agendada para o dia 10 de fevereiro de 2017”, informou Eduardo.

NORMA – A Portaria 254/13 instituiu a Rede de Laboratórios do Distrito Federal e atribuiu ao Lacen a função de coordenação geral e técnica de toda rede laboratorial, por intermédio da supervisão, da capacitação, da normatização, da padronização, do repasse da tecnologia, da avaliação e da vigilância da qualidade da rede, incluindo os laboratórios locais privados e conveniados.

LACEN – A instituição realiza análises laboratoriais de média e alta complexidade, na área de biologia médica e o controle de qualidade de vigilância, de qualidade de produtos sujeitos ao controle sanitário, tais como: água, alimentos, medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, meio ambiente e/ou serviços de interesse à saúde, inclusive o monitoramento terapêutico de medicamentos, promovendo descentralização dos procedimentos laboratoriais de menor complexidade ou que envolvam aspectos legais junto à vigilância sanitária.