Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/16 às 20h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Laringe gigante será montada no Eixo Monumental para comemorar Dia da Voz

COMPARTILHAR

População poderá visitar o modelo feito de material inflável nesta quinta-feira

BRASÍLIA (13/04/16) – Uma laringe gigante tomará conta do canteiro central do Eixo Monumental na próxima quinta-feira (14). O cenário, que estará aberto ao público, das 8h às 17h, faz parte da campanha mundial em comemoração ao Dia da Voz. O objetivo da iniciativa é esclarecer à população sobre os cuidados com a voz, possibilitando o conhecimento adequado sobre a laringe e suas principais doenças e alertando sobre os sintomas e situações que devem ser investigadas.

De acordo com uma das coordenadoras do evento em Brasília, Thaís Gonçalves Pinheiro Vilela, médicos otorrinolaringologistas e os fonoaudiólogos estarão à disposição durante todo o evento para tirar dúvidas e orientar as pessoas, além da distribuição de folhetos sobre os cuidados com a voz. Essa estrutura é usada como forma de orientação e educação à população em várias cidades desde 2013 e será a primeira vez em Brasília.

Alertar a população em relação aos benefícios do diagnóstico precoce também é um dos principais objetivos da ação. “Se tratado no início, o câncer de laringe há possibilidade de cura de 80 a 100%”, disse Thaís. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no DF existem 5,77 casos para cada 100 mil homens e 1,17 para a mesma quantidade de mulheres. O que explica a maior incidência entre o público masculino é o tabagismo e o etilismo.

DOENÇA – O câncer de laringe corresponde a 2% de todas as doenças malignas. A última estimativa mundial apontou a ocorrência de cerca de 160 mil casos novos por ano e o Brasil é um dos países do mundo com maior incidência desse tipo de câncer. Segundo o INCA, a estimativa desse tipo de câncer no Brasil para 2016 é de 7.350 novos casos, e, anualmente, ocorrem cerca de 4 mil mortes por essa doença em nosso país.

ESTRUTURA – A Associação de Otorrinolaringologia do Distrito Federal (AORL-DF) que trará o modelo do órgão da laringe (onde ficam as cordas vocais) de grandes dimensões, feito de material inflável, construído de forma que as pessoas possam entrar e entender a estrutura anatômica. A utilização dessa forma é um grande chamariz para a população, principalmente para as crianças, que passam a apresentar interesse sobre o assunto.

Leia também...