Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/15 às 16h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Liga de Hipertensão Arterial da ESCS

COMPARTILHAR

Estudantes e profissionais participam de capacitação

BRASÍLIA (29/4/15) – Estudantes e profissionais de saúde que querem ampliar e atualizar o conhecimento sobre hipertensão arterial podem participar do VI Curso Básico de Hipertensão Arterial, que será promovido pela Liga de Hipertensão Arterial (LHA) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). A capacitação está marcada para os dias 5, 12, 19 e 26 de maio, no auditório da Fepecs, das 19h às 22h30.

“O público-alvo da iniciativa são médicos, enfermeiros, educadores físicos, odontólogos, nutricionistas, além de estudantes do curso de medicina e de enfermagem”, explicou a coordenadora da capacitação, Maria Mouranilda Schleicher. Segundo ela, os interessados devem efetuar a inscrição até a próxima segunda-feira (4/5), no Hall da Biblioteca da ESCS, no período das 8 às 18h.

Entre os temas do cursos estão “Urgências e Emergências Hipertensivas”, “Abordagem Nutricional na Hipertensão Arterial”, “Atividade Física em Hipertensão Arterial”, “Tratamento Medicamentoso da Hipertensão Arterial”.

As palestras serão ministradas por especialistas de áreas médicas e de saúde de instituições públicas e privadas, entre elas, ESCS, Universidade de Brasília, hospitais de Base, Sobradinho, Asa Norte; além do Hospital Santa Luzia, Clínica Biocardios.

DOENÇA – A hipertensão atinge aproximadamente 22,3%, sendo a maioria do sexo feminino, de acordo com os dados mais recentes que constam na pesquisa Vigitel 2013, realizada pelo Ministério da Saúde. A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Uma pessoa é considerada hipertensa quanto sua pressão arterial está maior ou igual a 14×9.

Caso a hipertensão não seja tratada, ela pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. A maioria das pessoas com o problema, porém, não apresentam sintomas no início da doença.

Confira os temas que serão ministrados no curso:
– Epidemiologia da Hipertensão Arterial no Brasil e no mundo
– Medida casual de pressão arterial, MAPA e MRPA.
– Sistema Nervoso Central e Disfunção Endotelial na gênese e sustentação da – – Hipertensão
– Sistema Renina-Angiotensina e Hipertensão Arterial
– Hipertensão Arterial como fator de risco cardiovascular, estratificação de risco e decisão
– Hipertensão Arterial e o Coração
– Hipertensão Arterial e os Vasos
– Hipertensão Arterial e o Rim
– Hipertensão Arterial e o Encéfalo
– Hipertensão Arterial Secundária
– Urgências e Emergências Hipertensivas
– Abordagem Nutricional na Hipertensão Arterial
– Atividade Física em Hipertensão Arterial
– Tratamento Medicamentoso da Hipertensão Arterial

Serviço:
VI Curso Básico de Hipertensão Arterial
Datas: 5, 12, 19 e 26 de maio de 2015.
Horário: das 19h às 22h30 horas
Local: Auditório da Fepecs

Leia também...