Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/12 às 19h40 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Lucas Bittencourt deve ter alta nesta terça-feira (04)

Segundo médicos cirurgia foi um sucesso

O menino Lucas Ferreira Bittencourt está se recuperando bem da cirurgia de implantação do marca-passo diafragmático realizada no último sábado (01/12), no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O procedimento durou cerca de três horas e foi considerado um sucesso pelo médico responsável Rodrigo Sardenberg, que veio de São Paulo, conforme solicitado pela família da criança. “O paciente está evoluindo sem intercorrências e deve ter alta nesta terça-feira,4”, afirma o médico.

O aparelho só será ligado daqui a duas ou três semanas, após a completa cicatrização da cirurgia de implantação do marca-passo. De acordo com o médico, é preciso esperar esse prazo para que não haja risco de ruptura dos pontos no momento em que o equipamento comece a funcionar. 

A Secretaria de Saúde está arcando com todas as despesas (do pré ao pós-operatório, incluindo a recuperação). Os únicos custos já definidos são de R$ 388 mil (compra do equipamento) e R$ 140 mil (serviço da equipe médica + traslado). Os gastos com internação, centro cirúrgico, nutrição, exames e ações de recuperação só devem ser definidos após a alta.