Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/12 às 18h35 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Lucas Bittencourt será operado sábado (1º), no ICDF

SES/DF arcará com todas as despesas

A cirurgia para implantação do marca-passo diafragmático do menino Lucas Ferreira Bittencourt será realizada neste sábado (1º de dezembro), a partir das 9h, no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O  responsável pelo procedimento é o médico Rodrigo Sardenber, que virá de São Paulo, atendendo a solicitação da família do paciente.

Por se tratar de equipe médica externa, a Secretaria de Saúde do DF não tem autonomia ou responsabilidade sobre os procedimentos e informações relativas à cirurgia. Portanto a SES/DF está impossibilitada de repassar para a imprensa qualquer dado sobre exames clínicos ou etapas da recuperação do paciente. Todas as entrevistas serão concedidas pelo médico responsável pela cirurgia.

A SES/DF esclarece, ainda, que arcará com todas as despesas desde o pré até o pós operatório, incluindo a recuperação. Os únicos custos já definidos são de R$ 388 mil para compra do equipamento e R$ 140 mil para pagamento dos serviços da equipe médica e traslado. Os  valores da internação, do centro cirúrgico, nutrição, exames e das ações de recuperação não podem ser fechados antecipadamente, porque dependem do tempo de cirurgia, internação e alimentação.