Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/09/13 às 20h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Hospital de Base terá sistema eletrônico de marcação de cirurgias

COMPARTILHAR

HBDF terá sistema eletrônico de marcação de cirurgias  

Foto: Renato Araújo

O Hospital de Base do Distrito Federal terá um sistema eletrônico de marcação de cirurgias, que hoje são agendas no ambulatório. A novidade, já em fase de implantação, foi anunciada nesta quinta-feira (12), durante as comemorações dos 53 anos do maior hospital do DF.

“Temos investido financeiramente em programas para melhorar os serviços, como o SOS Emergência. Em dois anos e meio foram feitas reformas, investimos em novos equipamentos, implantamos a nova unidade de trauma e o centro neurocardiovascular, ampliamos a terapia intensiva e o centro cirúrgico”, disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, durante a comemoração no HBDF.

Rafael Barbosa destacou, emocionado, a experiência profissional que adquiriu no Hospital de Base. “Foram anos e anos nesse hospital. Fui o diretor mais novo e agora me sinto orgulhoso por fazer parte do resgate da saúde pública do DF. O Hospital de Base faz parte da minha história, da minha formação”, afirmou.

O aniversário foi comemorado com um culto ecumênico seguido de apresentação da orquestra de instrumentos do Corpo de Bombeiros. A auxiliar de enfermagem do HBDF, Iris Colonna, declamou o Hino Nacional e fez uma apresentação musical.

“Fico agradecido pelo reconhecimento de toda população ao Hospital de Base. Ainda temos muitos desafios pela frente. Mas a vontade de crescer é grande, de todos os profissionais deste hospital”, enfatizou o diretor do Hospital de Base, Julival Ribeiro.

Novas ações – O novo sistema de marcação eletrônico de cirurgias tem o objetivo de organizar por meio de um banco de dados todas as informações cirúrgicas e o estado clínico dos pacientes. Inicialmente serão cadastrados os pacientes da Unidade de Oncologia e posteriormente das outras especialidades.

“Esse sistema é um avanço, pois permite, em um único banco de dados, organizar informações das cirurgias eletivas, colocando a disposição do corpo clínico do Hospital uma ferramenta de classificação de prioridades, permitindo que as especialidades gerenciem a marcação das cirurgias de acordo com critérios clínicos definidos”, destaca Bruno Sarmento, chefe do centro cirúrgico do HBDF.

O sistema também organizará os pacientes de forma prioritária, de acordo com o tempo de espera. O objetivo é que se cumpra o período proposto pela Lei do SUS nº 12.732/12 , que determina o atendimento em até 60 dias aos pacientes com câncer, de até dois meses para casos que precisam de cirurgia.

“Hoje temos 75 pessoas no sistema de cirurgias oncológicas. E nenhuma dessas esperará mais de dois meses para fazer a cirurgia. A expectativa é atender a todas as especialidades cirúrgicas até o final do ano”, ressalta Bruno Sarmento.

Entre as ações implementadas no HBDF para melhorar o atendimento merecem destaque ainda, o início do funcionamento do setor de Hemodinâmica 24 horas e a criação da Unidade de Cirurgia Oncológica. Na Hemodinâmica, instalada no ambulatório do HBDF, são feitos exames como cateterismo e angioplastia.

Centro Neurocardiovascular – Inaugurado em junho do ano passado, o Centro Neurocardiovascular do HBDF é composto por três salas: a vermelha (para pacientes mais graves), a amarela (para casos de menor gravidade) e a intermediária. Em u ano a unidade realizou 1.800 atendimentos e conseguiu 65% dos casos mais graves, sem necessidade de encaminhamento para UTI.

Ao todo são 11 leitos modernos, ligados a equipamentos de última geração, totalmente monitorados e com respirador. Há três enfermeiros por turno de trabalho e oito técnicos de enfermagem e três médicos residentes por período realizam treinamento no setor.

O Hospital de Base conta, atualmente, com cerca de 3,5 mil funcionários, realiza dois mil atendimentos diários (emergência e ambulatório) e funciona como uma pequena cidade, por onde transitam, mensalmente, aproximadamente 350 mil pessoas.

Alessandra Franco

Leia também...