Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 23h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h04

Maternidade de Ceilândia volta a funcionar nesta sexta-feira

Centro Obstétrico do HRC foi totalmente desinfetado

A Maternidade do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) volta a funcionar, nesta sexta-feira (19), a partir das 19h. O serviço de internação de parturientes estava suspenso no centro obstétrico, desde o dia 13, para prevenir novos casos de infecção pela bactéria Serratia marcescens. O atendimento das emergências ginecológicas (sangramento severo, pressão alta na gravidez), também continua sendo realizado normalmente no pronto-socorro do HRC.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal controlou o surto de infecção hospitalar detectado na UTI Neonatal. O setor para onde vão os bebês recém-nascidos com complicações pós-parto (baixo peso, prematuridade) está fora de perigo.

Na última quarta-feira, o Centro Obstétrico foi todo desinfetado, incluindo paredes, teto, chão e mobiliário. Nesta quinta, foi a vez dos 49 leitos da maternidade. Além dessas medidas, a Secretaria está utilizando técnicas, novos produtos para garantir a manutenção da limpeza, reforçando o fluxo e a rotina de trabalho para prevenção e controle de infecção hospitalar.

Ceilândia tem uma das maiores maternidades do DF. São 49 leitos para internação no pós-parto e o alojamento conjunto, onde mães e bebês ficam juntos logo após o nascimento. No HRC são realizados aproximadamente 490 partos por mês e as altas são dadas, em média, após 24 ou 48 horas, dependendo do parto, se normal ou cirúrgico.

Rafaela Marrocos